Artista japonês encanta com seu processo criativo usando couro

Artista japonês encanta com seu processo criativo usando couro

As redes sociais são uma excelente vitrine para artistas e artesãos que querem mostrar para o mundo seu trabalho. O artesão e empresário Uehara Shotaro, vem ganhando destaque nas redes sociais pelo trabalho incrível e exclusivo que desenvolve com couro. Vem saber mais!

Sobre o artista

Uehara Shotaro, iniciou sua loja em 2008 em uma antiga casa popular no Japão, o artista relata que depois de tentativas e erros na venda de seus produtos, ele quis vivenciar o trabalho de um artesão e começou a fabricar produtos de couro, o que levou posteriormente a sua loja a passar de uma loja selecionada para uma loja de artigos de couro. Shotaro conta que o primeiro produto de couro que fez foi uma alça para câmera, pois tem a fotografia como hobby.

Sobre os produtos

O artista possui atualmente duas lojas no Japão, a Anshare e a BRATHESS. É interessante mencionar a origem do nome Anshare, que no dialeto de Okinawa, cidade onde a loja fica localizada, “Anshi-ya” é uma saudação que significa “até amanhã” e só é usada entre amigos próximos, transmite a esperança de que os dois ficarão bem e se verão novamente. As lojas se dedicam exclusivamente na produção de artigos de couro, que combinam couro italiano, couro bovino nacional selecionado e ferragens de latão. A loja produz peças como carteiras, porta-chaves, bolsas ou outros produtos solicitados pelos clientes.

Sobre o processo criativo

Segundo o artista, ele começou como amador completo e à medida que foi adquirindo conhecimento e competência, melhorou gradualmente a qualidade dos produtos. Ele conta que aprendeu que o couro é um material interessante e ter uma alta durabilidade não é sua única qualidade, mas também sua capacidade de mudar de aparência. É possível conferir no site da loja todas as possibilidades que Shotaro descobriu com o couro, produtos que mudam de cor com o tempo, entre outros métodos que ajudam a mudar completamente o couro e dar novos aspectos ao produto.

Uehara uniu suas duas paixões, fotografia e couro, e resolveu documentar todo o processo criativo que envolve cada peça, ele mostra todo o cuidado e planejamento que envolve as criações, os vídeos acabam sendo uma espécie de ASMR, se tornando muito satisfatório observar e ouvir o trabalho do artista. Foi assim que ele ficou mundialmente conhecido, agora envia produtos para qualquer lugar do mundo.

Confira abaixo alguns vídeos que mostram o processo de criação e produção das peças. Se você gostou pode acompanhar Shotaro no Instagram e no YouTube.

Fonte: anshareproject.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.