Artista japonês encanta com seu processo criativo usando couro

Artista japonês encanta com seu processo criativo usando couro

Artista japonês encanta com seu processo criativo usando couro

As redes sociais são uma excelente vitrine para artistas e artesãos que querem mostrar para o mundo seu trabalho. O artesão e empresário Uehara Shotaro, vem ganhando destaque nas redes sociais pelo trabalho incrível e exclusivo que desenvolve com couro. Vem saber mais!

Sobre o artista

Uehara Shotaro, iniciou sua loja em 2008 em uma antiga casa popular no Japão, o artista relata que depois de tentativas e erros na venda de seus produtos, ele quis vivenciar o trabalho de um artesão e começou a fabricar produtos de couro, o que levou posteriormente a sua loja a passar de uma loja selecionada para uma loja de artigos de couro. Shotaro conta que o primeiro produto de couro que fez foi uma alça para câmera, pois tem a fotografia como hobby.

Sobre os produtos

O artista possui atualmente duas lojas no Japão, a Anshare e a BRATHESS. É interessante mencionar a origem do nome Anshare, que no dialeto de Okinawa, cidade onde a loja fica localizada, “Anshi-ya” é uma saudação que significa “até amanhã” e só é usada entre amigos próximos, transmite a esperança de que os dois ficarão bem e se verão novamente. As lojas se dedicam exclusivamente na produção de artigos de couro, que combinam couro italiano, couro bovino nacional selecionado e ferragens de latão. A loja produz peças como carteiras, porta-chaves, bolsas ou outros produtos solicitados pelos clientes.

Sobre o processo criativo

Segundo o artista, ele começou como amador completo e à medida que foi adquirindo conhecimento e competência, melhorou gradualmente a qualidade dos produtos. Ele conta que aprendeu que o couro é um material interessante e ter uma alta durabilidade não é sua única qualidade, mas também sua capacidade de mudar de aparência. É possível conferir no site da loja todas as possibilidades que Shotaro descobriu com o couro, produtos que mudam de cor com o tempo, entre outros métodos que ajudam a mudar completamente o couro e dar novos aspectos ao produto.

Uehara uniu suas duas paixões, fotografia e couro, e resolveu documentar todo o processo criativo que envolve cada peça, ele mostra todo o cuidado e planejamento que envolve as criações, os vídeos acabam sendo uma espécie de ASMR, se tornando muito satisfatório observar e ouvir o trabalho do artista. Foi assim que ele ficou mundialmente conhecido, agora envia produtos para qualquer lugar do mundo.

Confira abaixo alguns vídeos que mostram o processo de criação e produção das peças. Se você gostou pode acompanhar Shotaro no Instagram e no YouTube.

Fonte: anshareproject.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.