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As estratégias da Disney para criar fãs para toda a vida

Tenho certeza de que a Disney fez parte da sua infância e pode ser que você seja fã dessa marca até hoje, na fase adulta. A Disney é um fenômeno quando o assunto é criar fãs e a marca pode nos trazer insights valiosos para o mercado. Saiba mais a seguir!

Os adultos Disney

O termo “adulto Disney” é ainda nebuloso, a maioria das pessoas se refere a eles como aquele adulto que é um millennial sem filhos, autoinfantilizado e excessivamente alegre, alguém que carece de consciência própria e social. A questão é que muitas pessoas acham o “adulto Disney” constrangedor ou encantador, mas o que sabemos é que a Disney quer sim criar fãs para toda a vida e não mede esforços para fazer isso acontecer, confira a seguir algumas estratégias utilizadas pela marca ao longo dos anos.

A expansão do Mickey Mouse

O Mickey Mouse é sem dúvida um dos personagens da Disney que mais marcaram a história da empresa e de seus fãs, e a marca usa muito bem ele para manter contato com o público adulto. Em 1930 a Disney lançou relógios com o personagem que era destinado a meninos, meninas, homens e mulheres, mas foi só em 1980, que notamos uma força ainda maior para encorajar o nascimento dos “adultos Disney”.

A era dos filmes da Disney para adultos

A partir de 1984, os novos filmes da Disney eram voltados tanto para os boomers quanto para seus filhos, explorando a nostalgia que os adultos sentiam pelas animações de sua juventude. Os filmes então passaram a ser exibidos nos cinemas em novos horários, como às 22h, por exemplo.

Entrada no mercado adulto

Com foco nos “adultos Disney”, a empresa então criou a própria linha de cruzeiros, com um restaurante reservado para adultos e uma parada em uma praia privada apenas para adultos. A marca também abriu um complexo de casas noturnas perto do Walt Disney World.

O domínio da mídia cinematográfica

Créditos: Rafapress/Depositphotos.com

Seja Marvel, Pixar, 20th Century Studios ou Searchlight Pictures, se você assiste a algumas das produções dessas empresas você é um “adulto Disney”, isso poque a marca tem um domínio sobre a mídia cinematográfica por meio das empresas de mídia que adquiriu ao longo dos anos. Dessa forma, além das crianças e jovens, a empresa lucra com produções para adultos.

Cria culturas e é um refúgio do mundo conturbado

A empresa descobriu que através de seus filmes é capaz de criar a cultura que nos permite aceitar suas práticas comerciais que muitas vezes são questionáveis, pois acaba se tornando uma máquina de lucro, já que faz os adultos comprarem produtos e visitarem a Disney de forma recorrente. Em uma pesquisa realizada com os “adultos Disney”, quando perguntados sobre o que mais gostaram na Walt Disney Company, a primeira resposta foi “oferece uma fuga de um mundo cada vez mais conturbado”, seguida de “me faz sentir feliz”, o que mostra o grande poder da Disney de acompanhar os fãs pela vida toda.

A Disney nos mostra que é possível sim encantar clientes ao longo da vida, mesmo que as estratégias usadas sejam questionadas por boa parte do mercado. É um grande case de sucesso para as marcas se inspirarem.

Foto de Capa: Canbedone/Depositphotos.com Fonte: The New Statesman

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