Modo escuro Modo claro
Modo escuro Modo claro

Artista autista cria esculturas microscópicas em buraco de agulha

Artista autista cria esculturas microscópicas em buraco de agulha Artista autista cria esculturas microscópicas em buraco de agulha

Se você pensa que já viu de tudo no mundo das artes, você está enganado. O INSPI te apresenta as esculturas microscópicas de Willard Wigan, um artista diagnosticado tardiamente com autismo e que possui um talento incrível e inusitado. Saiba mais a seguir!

Sobre o artista

Willard Wigan, possui 67 anos, nasceu em Wednesfield, na Inglaterra, e foi diagnosticado com autismo apenas com 50 anos. Segundo o artista, sua mãe já suspeitava que ele não era igual as outras crianças, pois tinha dificuldades na escola e por isso o encorajou a criar suas pequenas obras de arte. Wigan cria esculturas microscópicas desde os cinco anos de idade, quando fez casas para formigas, pois achava que elas precisavam de um lugar para morar. O artista não sabe ler, mas encontrou sua própria jornada e inspira pessoas com seu trabalho, para ele a subestimação é sua inspiração.

Sobre suas obras

O artista possui dois recordes mundiais para as menores esculturas já criadas inteiramente pela mão humana, ele cria peças que ficam dentro do buraco de uma agulha ou na cabeça de um alfinete, suas artes só podem ser vistas com a ajuda de um microscópio. Suas obras incluem miniaturas dos mais variados personagens e pessoas, ele já fez versões do atleta Usain Bolt e de Pinóquio, por exemplo.

Sobre seu processo criativo

Wigan revela que cada trabalho demora em torno de 16 a 17 horas por dia para ser criado e para que nada atrapalhe seu trabalho ele treinou para ficar muito quieto, desacelerando a respiração e tornando-se consciente da vibração de fundo e até mesmo de pulso. O artista revela que trabalha entre batimentos cardíacos e prendendo a respiração para nada arruinar seu trabalho, ao ser perguntado em uma entrevista sobre como é seu processo criativo ele revela “é como tentar colocar alfinete em uma bolha sem estourá-la”.

Wigan foi informado na escola que “não seria nada”, mas hoje compartilha sua jornada para inspirar as pessoas a seguirem suas paixões. Confira a seguir mais alguns trabalhos feitos pelo artista.

Fontes: BBC.com, BBC, BBC News