5 motivos para você começar um projeto paralelo

5 motivos para você começar um projeto paralelo

Ao criar um projeto paralelo não estamos apenas usando nosso tempo livre, estamos desenvolvendo várias habilidades que podem ser úteis em outras áreas da nossa vida. No livro “O Poder do Tempo Livre: descubra seu potencial, crie projetos paralelos e torne sua vida mais incrível” de Luciano Braga, o autor cita alguns motivos para você começar a pensar em tirar seu projeto paralelo do papel. Continue a leitura para saber quais são eles.

Aumenta suas habilidades

No seu emprego você é pago para realizar apenas um pequeno grupo de tarefas na maior parte do seu tempo, em um projeto paralelo não temos ao nosso lado outros especialistas para nos ajudar a fazer certas tarefas e nosso trabalho avançar, a maioria é feita por uma pessoa ou por um pequeno grupo. A verdade é que, em um projeto paralelo temos que ser proativos e fazer praticamente tudo, o projeto depende de nossa vontade de ver as coisas acontecerem e por isso desenvolvemos muitas expertises.

Expande sua zona de conforto

Realizar tarefas que não estão de acordo com nosso diploma ou que ninguém está nos pagando para fazer pode ser um grande desafio. O desconforto traz surpresas, desconhecimento e frio na barriga, mas ficar preso à nossa zona de conforto por temer a aventura pode diminuir as chances de que coisas incríveis aconteçam com a gente. O ato de repetir mais e mais vezes essas tarefas desconfortáveis molda nosso cérebro a aceitá-las com cada vez menos nervosismo ou tensão e acostumamos nosso cérebro a buscar o diferente.

Gera conhecimento pessoal

Os ambientes corporativos são, em sua maioria, lugares passivos, e a passividade não faz você pensar, analisar e entender, nos faz apenas entrar no modo automático e agindo dessa forma acabamos esquecendo nossos valores, gostos e vontades. No projeto paralelo, escolhemos o que fazer, como fazer e com quem fazer. Saber seus gostos, objetivos e paixões é importante nesse momento, e mesmo que você não saiba muito sobre você, seu projeto paralelo vai te ajudar a encontrar respostas.

Aumenta a criatividade

Nossa função como criativos é abastecer nosso cérebro com referências e uma pessoa que costuma viver diversos tipos de experiências acaba por possuir um repertório de conhecimento maior que uma pessoa acostumada a viver sempre no mesmo tipo de realidade, e é nesse momento que entra o projeto paralelo. Ele é o responsável por nos trazer novas experiências.

Ele pode virar o emprego dos seus sonhos

Quando começamos um projeto paralelo, geralmente criamos algo que gostamos de fazer, pois queremos utilizar nosso tempo, esforço e dinheiro com algo que temos afinidade e paixão. A partir daí você descobre qual seria seu emprego dos sonhos, pois a maioria dos empregos são padronizados, feitos para muitos profissionais com a mesma formação acadêmica, mas com diferentes personalidades, por isso é difícil atender a todos os anseios de uma única pessoa.

Já um projeto paralelo é criado à nossa imagem e semelhança, é feito de forma a satisfazer nossas necessidades, é possível escolher nossos horários, trabalhos, parceiros, objetivos, metas, prazos e por isso ele pode se tornar seu emprego dos sonhos.

Esperamos que esses motivos tenham te convencido a iniciar um projeto paralelo ainda este ano, o mundo tem muito espaço sobrando para novas ideias.

Maria Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais, também atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.