Campanha criativa usa folclore brasileiro para incentivar jovens a votar

Campanha criativa usa folclore brasileiro para incentivar jovens a votar

Em uma ação criativa, organização valoriza cidadania e participação cívica enquanto exalta cultura brasileira

A organização Politize! acaba de divulgar sua mais nova campanha, intitulada “Umbora! – A política não é um bicho de sete cabeças“. Inspirada na riqueza do folclore brasileiro e na diversidade da cultura popular espalhada pelas diferentes regiões do país, esta iniciativa busca transformar a percepção da política entre a população.

Para enfrentar esses desafios e garantir uma forte participação dos jovens nas eleições de 2024, a Umbora! adota uma abordagem variada. Isso engloba atividades tanto online quanto presenciais, como oficinas, debates de rua para incentivar conversas construtivas e treinamentos específicos para professores e alunos das escolas públicas. Um exemplo é o “Programa Escola da Cidadania Ativa!”, que oferece materiais pedagógicos e capacita professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Luiza Wosgrau Câmara, Gestora do Núcleo de Comunicação da Politize!, destaca a urgência dessa iniciativa, observando o sentimento predominante de que a política brasileira é temida: “Nossos índices de cultura e participação política são baixos, e ainda falhamos em preparar nossa população para participar do processo eleitoral”. Apesar das eleições municipais iminentes em 2024, a apatia política persiste, juntamente com os baixos níveis de envolvimento cívico, apresentando desafios significativos para uma participação democrática efetiva.

As campanhas educativas da Politize! vem estabelecendo conexões entre a população brasileira e a educação política, a partir de ações didáticas, plurais, gratuitas, suprapartidárias e acessíveis a todos os públicos. Um exemplo é a Olhe.Vote.Mude, baseada em diretrizes conceituais do design vernacular, que conquistou prêmios importantes do setor criativo, como o de Design Social do Prêmio Bornancini de Design e de Design do Prêmio Brasil Criativo, além de ser finalista do Cannes Lions, o maior prêmio de publicidade do mundo. 

Destacando as estatísticas alarmantes de abstenção eleitoral em eleições anteriores, com milhões de eleitores elegíveis ficando longe das urnas, a urgência de iniciativas como a Umbora! é evidente. A iniciativa #GeralComTitulo motiva jovens a partir de 16 anos a tirarem o título de eleitor. Com a colaboração dos voluntários do Programa Embaixadores da Politize!, a organização planeja campanhas coletivas de cadastramento eleitoral em diferentes cidades, visando capacitar cidadãos e reavivar o espírito democrático em todo o Brasil.

Desmistificar essa ideia negativa sobre a política é fundamental para criar cidadãos participativos e engajados. “A Umbora! vai simplificar as eleições para todo o Brasil! Vamos explorar os mitos, rituais e tradições do folclore brasileiro e trazê-los para o contexto político brasileiro, abordando conceitos e debates importantes para viabilizar a participação eleitoral, como desinformação, vieses de confirmação e atribuições dos cargos eletivos em 2024, dentre outros. E, é claro, de forma gratuita, didática, plural e divertida”, conclui Luiza.

Share