Tendências de design e criatividade para 2024

Tendências de design e criatividade para 2024

O ano de 2023 está terminando e as tendências de design e criatividade para 2024 já estão entre nós. O site Creative Boom reuniu as principais tendências com base em percepções de especialistas do setor e o INSPI traz um resumo completo para você. Continue a leitura!

Agências por assinatura e brand sprits

Com a evolução contínua da Inteligência Artificial, um novo tipo de serviço chegará para o mercado de agências e de design gráfico, o chamado brand sprints, que é baseado em oferecer apenas um serviço por um preço fixo. As agências então poderão oferecer serviços por assinatura e entregar uma nova identidade de marca por uma taxa fixa em um curto período.

Menos embalagens

As alterações climáticas também estão impactando o design gráfico, marcas que se preocupam com o meio ambiente estão aumentando e isso afetará diretamente o design. A tendência é que as empresas abandonem embalagens ou experimentem outros formatos, como comestíveis ou de celulose para assim ajudar o planeta. O uso inteligente de cores, layouts organizados e gráficos inteligentes como QR Code ganharão destaque.

Conteúdos que contam histórias

As marcas querem parecer cada vez mais autênticas e únicas, por isso, cada vez mais os designers vão precisar incluir movimento e contar histórias de forma mais dinâmica e expressiva. Tipografias fluídas e Inteligência Artificial terão um papel crucial nessa tendência.

O real encontra o surreal

A vida perfeita que encontramos no Instagram vem cada vez mais perdendo espaço e em 2024 perderá ainda mais. Fotógrafos abandonarão sessões de fotos cuidadosamente tratadas por tratamentos granulados e nostálgicos com ângulos faciais que teriam sido considerados “desfavoráveis” cinco anos atrás. A tendência do surreal também ganha espaço pela busca de escapar da rotina diária e desejo de diversão, veremos então marcas imaginando paisagens mundiais exuberantes e opulentas com detalhes ricos e vívidos.

Reação contra a IA 

A Inteligência Artificial não foi completamente aceita na comunidade de designers esse ano, em 2024 veremos uma grande reação contra essa tecnologia. Haverá um movimento que divide designers que usam IA e designers que não utilizam essas ferramentas, o que deverá ser uma forma de se destacar e atrair um nicho preocupado com a rápida progressão tecnológica.

Foco no meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente é crescente e a indústria criativa é um grupo sensível e atencioso, as marcas sentirão que no meio de tantas opções, prestar atenção no meio ambiente pode ser uma vantagem para elas e então deverão investir em designs que também ressaltam essa preocupação.

Produtos e serviços criados por designers para designers

Os designers sempre foram bons em criar marcas e produtos para os outros, mas acabam negligenciando a própria comunidade, a tendência é que em 2024 há um grande aumento de serviços e produtos criados por designers para designers, favorecendo assim o crescimento pessoal.

Imagens: Freepik

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.