Freelancer: como não se sentir sobrecarregado

Freelancer: como não se sentir sobrecarregado

Freelancer: como não se sentir sobrecarregado

Muitas pessoas acham que ser freelancer é uma tarefa fácil, você pode viajar, fazer seu trabalho no conforto da sua casa e definir seu próprio horário, mas a verdade é que ter um negócio freelance é muito desafiador e normalmente há uma sobrecarga enorme de trabalho até o profissional conseguir ter sucesso. Confira a seguir algumas dicas para você que é freelancer ou quer se tornar um.

Aposte na automação

Ser freelancer significa que agora você precisa desempenhar várias funções, inclusive aquelas que você não gosta. Você se torna responsável por encontrar clientes, fazer o trabalho, criar faturas, pagar faturas e ainda construir sua marca pessoal nas redes sociais, com certeza isso tudo vai te deixar sobrecarregado ao final do dia. A melhor opção é contar com a ajuda da automação, conte com algum tipo de sistema para lidar com os dois lados do seu negócio, o lado do cliente e o lado comercial.

Registre seus sentimentos em um diário

A vida de freelancer traz muitas emoções à tona, por isso, para evitar que todas essas emoções fiquem na sua cabeça, te deixando ainda mais sobrecarregado, crie um diário onde você anota todos seus pensamentos e emoções, deixando espaço para que sua mente pense em outras coisas.

Faça exercícios de respiração

O freelancer vive com uma sensação de urgência e isso pode prejudicar seu foco e sua criatividade, por isso, exercícios de respiração durante o dia podem te ajudar e muito a relaxar a mente e trabalhar de forma mais tranquila. Comece com exercícios simples: inspire por oito segundos, segure por mais oito e expire lentamente por oito segundos, faça isso algumas vezes ao dia.

Escute música

Créditos: Ikostudio/Depositphotos.com

Músicas alegres aumentam os níveis de dopamina, o que ajuda a melhorar o humor e o bem-estar. Quando você começar a se sentir sobrecarregado, aperte o play em uma música animada que você goste muito.

Participe de grupos de apoio

Existem diversos grupos de apoio virtual compostos por freelancers, esses grupos costumam ser cheios de pessoas solidárias e dispostas a ajudar, nesses grupos você pode encontrar apoio e dicas valiosas de quem está no mesmo caminho que você.

Consuma podcasts e YouTube

Podcasts como Freelance to Founder, The Freelance Friday Podcast e o The Writer’s Co-OP são ótimos para ajudar você a superar a rotina. Esses podcasts vão auxiliar você a desacelerar e a lembrar que é apenas uma questão de compreender seus sentimentos e desenvolver um sistema que funcione para você. Já o YouTube é uma ótima ferramenta para buscar inspirações e soluções em momentos de sobrecarga.

Esperamos que essas dicas ajudem você a se sentir menos sobrecarregado e estressado, pois o estresse deixa tudo mais difícil. Ser freelancer é como qualquer outra carreira ou negócio, não é bonito e não é fácil o tempo todo.

Foto de Capa: KostyaKlimenko/Depositphotos.com Fonte: Medicinal Media

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.