A inusitada fonte que não utiliza letras

A inusitada fonte que não utiliza letras

A inusitada fonte que não utiliza letras

Quando pensamos em fontes logo vem à mente diferentes letras que combinadas formam um estilo único, mas o designer Andrew Bellamy resolveu inovar e criou uma fonte sem letras. Vem saber mais!

Sobre a fonte

A fonte chamada Poly Mono possui 38 caracteres e é feita totalmente de formas ao invés de letras, a fonte usa caracteres semelhantes aos emojis, ela não foi projetada para formar letras, os caracteres formam quadrados geométricos, círculos, linhas e outras formas. Os caracteres são monoespaçados ou têm a mesma altura e largura.

Inspirações

As “formas das letras” foram inspiradas nas estampas de Karel Martens, um designer gráfico holandês especializado em tipografia, apesar disso, muitos trabalhos de Martens não estão ligados a tipografia, ele sempre foi fascinado por linguagem, matemática e cores e encontra uma maneira de incorporar todos esses interesses em seus projetos.

A Poly Mono também é inspirada em videogames de 8 bits, mais especificamente em Mario Bros., ao digitar alguns caracteres, como dois pontos, ponto e vírgula e aspas temos um homem de bigode semelhante ao personagem Mario, ao apertas essas teclas várias vezes você pode ver ele correr.

Aplicações

Andrew diz que provavelmente as pessoas usarão a fonte para se divertir, mas também como parte de experiência em branding e design de identidade visual. “As marcas tendem a querer e possuir uma única cor ou uma combinação de duas que sejam únicas no seu mercado, isto está se tornando cada vez mais difícil com a grande quantidade de marcas que são lançadas, a Poly Mono pode ser usada para criar uma identidade reconhecível e atraente”, completa o criador da fonte.

Como utilizar a Poly Mono

A fonte dá aos designers a possibilidade de usá-la de diversas formas e para diferentes projetos, desde criar um logotipo para uma marca até criar um personagem ou desenhos utilizando apenas a Poly Mono. A fonte está disponível para download de forma totalmente grátis no site dos desenvolvedores.

Fonte: Fastcompany.com, otherwherecollective.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.