O repertório nada mais é que o acúmulo de tudo que você já viu ou vivenciou e que está ali a sua disposição sempre que você precisar de inspiração, por isso ele é tão importante para o profissional criativo, o repertório é o que nos faz únicos. Nenhuma ideia surge do nada, ela surge dessa soma de materiais e fragmentos que acumulamos ao longo da vida, quanto mais experiência maior nosso repertório. Continue a leitura para descobrir algumas dicas de como construir o seu.
Armazene seu repertório
Ao contrário do que muitos criativos pensam, o repertório não deve estar apenas em sua mente, mas sim em uma ferramenta que você poderá acessar facilmente, como o Notion ou qualquer outro que você tenha familiaridade, pode até ser uma caixa de sapato, o importante é que essa ferramenta ajude a sua mente.
Seu repertório deve ser privado
Muitos criativos costumam usar o Pinterest como ferramenta de repertório, mas o grande problema é que qualquer pessoa pode acessar. Quando você tem um repertório só para você, tudo muda, pois você não se sentirá pressionado para parecer uma pessoa agradável para outros profissionais, o repertório não deve ser algo bonito ou que faça sentido para outra pessoa, só para você.
Escolha bem o que fará parte do seu repertório
É impossível criar seu repertório em poucas horas, dias ou semanas, ele deve ser criado durante sua vida toda. Incluir em seu repertório imagens e fotos sem significado para você não fará sentido no processo de ideação. Cada elemento deve ter um “por quê”, uma razão para ser salvo.
Encontre significado
Criar o hábito passivo de encontrar significado em algo, sem um propósito claro ou uma recompensa imediata. Toda vez que você encontrar um material que o faça sentir algo, inclua em seu repertório, sua mente funciona exatamente como seu repertório, ela é uma esponja de referências, ideias e histórias. É por isso que criar pastas divididas por temas em seu repertório é inútil, pois interrompe o fluxo natural da mente.
Navegação inspiradora
Créditos: HayDmitriy/Depositphotos.com
Quem é que não ficou algumas horas navegando aleatoriamente em sites em busca de inspiração, esse é um ótimo método para montar seu repertório, além disso, ele é ótimo em momentos em que você se sente desinspirado e precisa de um empurrãozinho.
Olhe com atenção
Algo que os criativos fazem muito é olhar uma grande quantidade de imagens e inspirações ao mesmo tempo, mas observar um de cada vez desacelera a maneira como você olha as coisas porque em vez de encarar uma grade de coisas com atenção dividida você olha apenas um item e toma uma decisão consciente de manter ou excluir aquela referência, além de lembrar de coisas que você salvou há anos e nem lembrava mais e que pode servir de inspiração agora.
Esperamos que esse artigo ajude você a construir um repertório útil e que seja inspiração no momento em que você mais precisar.
Foto de Capa: Rawpixel/Depositphotos.com Fonte: vanschneider.com