No dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil, será lançada a versão beta do jogo “Zona Eleitoral – Prefeitura” disponível gratuitamente para dispositivos android, sem anúncios ou compras dentro do aplicativo. Em breve, também estará disponível para iOS. O game oferece aos jogadores uma experiência imersiva e bem-humorada, na qual eles assumem o papel de um candidato à prefeitura, explorando as complexidades do processo eleitoral.
No game, o jogador é colocado no papel de um candidato à prefeitura de Tubaúba, uma cidade fictícia, desafiando-o a tomar decisões estratégicas e gerenciar recursos para vencer a eleição. Além de ser divertido, o jogo foi criado para promover educação política e cidadania, especialmente entre os jovens que votarão pela primeira vez nas eleições de 2024.
O lançamento durante a campanha eleitoral reforça seu objetivo de conscientizar e educar sobre o processo eleitoral de forma acessível e envolvente.
Confira o teaser do jogo “Zona Eleitoral – Prefeitura”:
Em 2023, o jogo foi um dos premiados no Pitch do Games for Change Latin America. Em 2024, foi convidado para integrar o estande do Governo de São Paulo na Gamescom Latam, o maior evento de games da América Latina. Além disso, o jogo passou por fases de testes em escolas e projetos voltados para a juventude em Ubatuba-SP, onde o público-alvo avaliou o desempenho do jogo, e testou o nível de assimilação do público.
O desenvolvimento do game não para por aí. Novas versões com mais candidatos, mapas e ferramentas estão previstas, segundo os desenvolvedores, incluindo uma versão para celulares IOS, para PC e Mac. A versão beta lançada agora está aberta ao feedback dos usuários, buscando o aprimoramento contínuo do produto.
O jogo foi desenvolvido com o objetivo de ser acessível para o maior número possível de jogadores, seguindo os princípios do design universal e diretrizes como as Game Accessibility Guidelines (GAG) e as Accessible Player Experiences (APEX), garantindo uma experiência acessível para todos, especialmente para aqueles que se beneficiam de recursos de apoio cognitivo.
Victor Fisch, roteirista, produtor cultural e apaixonado por games, desenvolveu o projeto com sua irmã Ana Fisch na empresa Fisch Sibs, sediada em Ubatuba (SP), em parceria com David Tennenbaun, e com o ilustrador Guilherme Janini. A Ilex é a empresa responsável pela programação do jogo. A produção executiva é de Paulo Delfini, da Casa do Saci Audiovisual. Já os recursos de acessibilidade do game receberam a consultoria especializada da empresa 7.1. O projeto foi realizado através de recursos de editais do ProAC e Lei Paulo Gustavo.
Para saber mais, acesse: gamezonaeleitoral.com.br