Alternativa full-frame em ritmo acelerado? Com a Canon EOS 7D, lançada em 2009, a Canon trouxe ao mercado uma câmera de grande sucesso, repleta de recursos avançados. Com esse lançamento, a marca ofereceu aos fotógrafos uma entrada acessível no segmento de câmeras de alto padrão. A Canon revisou a câmera Canon 7D depois de um tempo e a adaptou às necessidades aos quais os usuários e o mercado esperavam, assim se criou a Mark II, entregando a todos uma DSLR profissional.
Se você está em busca de uma nova DSLR, provavelmente está considerando modelos full-frame, como a Canon 6D, a Nikon D610 ou até câmeras de categoria superior. No entanto, há excelentes opções no segmento APS-C com recursos profissionais, como a EOS 7D Mark II, que, assim como seu antecessor, possui um sensor “menor”, mas ainda é voltada para o uso profissional.
Mas se seu sensor é menor, como ele pode ser melhor?
Em primeiro lugar, o APS-C não é necessariamente pior. Os sensores menores também podem oferecer excelente qualidade de imagem, e as câmeras com fator de corte também têm uma vantagem considerável, especialmente para fotógrafos esportivos: a distância focal das lentes é estendida por um fator de 1,6, o que significa que uma lente de 200 milímetros tem uma distância focal efetiva de cerca de 320 milímetros – ideal para fotografar atletas de uma distância maior.
E há outra vantagem: as lentes para o formato de sensor menor são mais baratas e estão disponíveis em uma seleção muito maior, ao contrário das câmeras full-frame, as lentes EF-S baratas da Canon funcionam sem problemas na 7D Mark II – além de todas as outras lentes para full-frame. Especialmente aqueles que mudam de DSLRs de nível básico da Canon só podem substituir o corpo dessa maneira e obter funções profissionais a um preço particularmente baixo.
Foco automático responsivo
Na versão Mark II, a Canon aprimorou especialmente os componentes internos: o sensor de imagem CMOS de 20,2 megapixels foi amplamente revisado e agora oferece um desempenho significativamente superior ao do modelo anterior. Posicionada como uma alternativa rápida e de alta qualidade entre as DSLRs profissionais voltadas para fotografia esportiva, a Canon EOS 7D Mark II oferece uma faixa ISO padrão de 100 a 16.000, que pode ser expandida até 51.200 no modo Hi-ISO — um aumento substancial em relação ao limite da versão anterior, que alcançava menos da metade desse valor.
Com esses avanços, a Mark II se mostra muito mais adequada para fotografias em condições de pouca luz, já que a maior sensibilidade ISO permite reduzir os tempos de exposição, capturando imagens de qualidade superior em ambientes desafiadores.
O novo sistema de foco automático iTR, com 65 pontos de foco (todos sensores de tipo cruzado), proporciona um foco muito mais preciso do que o modelo 7D anterior. Além disso, houve avanços consideráveis no controle de exposição: o medidor de luz de 150.000 pixels determina a exposição ideal para cada ponto de medição e auxilia o processador de imagem Digic 6 a calcular os valores ideais de cor e iluminação para cada área da foto.
A velocidade de disparo contínuo também foi significativamente aprimorada em relação à sua antecessora, com a EOS 7D Mark II alcançando dez quadros por segundo — tornando-a mais rápida que algumas câmeras full-frame de categoria bem superior.
Excelente qualidade de imagem
Em combinação com uma lente de alta qualidade, a câmera mostra que está definitivamente em um nível profissional em termos de operação e desempenho técnico. A qualidade da imagem em si não deixa nada a desejar pelos padrões APS-C: dependendo da lente usada, as imagens são nítidas e fiéis às cores, e o ruído da imagem aparece em valores ISO mais altos (a partir de ISO 1600), mas não é comparável ao do modelo anterior. A EOS 7D Mark II oferece valores surpreendentemente bons para uma câmera APS-C e atinge ótimos 86,76% no laboratório de testes.
A Canon 7D é sua melhor opção
Primeiro é importante que você tire da sua cabeça essa história que toda câmera para ser boa precisa ser full-frame. A EOS 7D Mark II é uma câmera que tem um preço que faz parte da média quando a comparamos com outras câmeras do mesmo porte e como você pode perceber, ela tem muitas qualidade e suas fotos e vídeos podem realmente ficar incríveis.
Em resumo a Canon 7D é extremamente rápida e oferece uma poderosa combinação de sensor de foco automático, sensor de imagem e unidade de processamento interno que torna a fotografia um verdadeiro prazer. Existem outros pontos positivos como o seu GPS integrado.
Se você já tem experiência no mundo da fotografia, essa câmera certamente cumpre o que promete e abrirá portas para capturar fotos e vídeos de alta qualidade. Aproveite a oportunidade de adquiri-la neste fim de ano e garanta registros incríveis das reuniões familiares e momentos especiais dessa época.