Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

Como proteger suas fotos online: Um guia para fotógrafos

Foto: Patrick Daxenbichler/Depositphotos.com

Os fotógrafos profissionais costumam passar horas capturando fotos majestosas e delicadas, refinando-as e aperfeiçoando cada detalhe. No entanto, quando as compartilham on-line, muitos golpistas e aspirantes roubam essas fotos, compartilham-nas em seus perfis e autoridades de reivindicação.

Se você não deseja que outras pessoas utilizem indevidamente ou roubem suas fotografias, tome medidas proativas para protegê-las. Essas medidas podem ajudá-lo a proteger suas fotos e manter os golpistas longe de seu conteúdo.

Você é novo neste mundo e não sabe como proteger fotos? Este artigo é para você. Vamos direto ao assunto!

Como proteger suas fotos?

Usando estratégias simples, todo fotógrafo pode proteger seu trabalho de forma fácil e rápida contra ameaças e uso indevido. Aqui estão alguns deles!

Acompanhe suas fotos regularmente

Muitos fotógrafos não rastreiam suas fotos depois de compartilhá-las na internet. É um dos maiores erros que cometem. Como criador de conteúdo, você deve saber onde suas fotos estão sendo enviadas e quem recebe os créditos por elas. Rastrear suas fotos pode ajudá-lo a encontrar infratores de direitos autorais e tomar medidas contra eles.

Felizmente, rastrear fotos não é tão difícil hoje em dia. Se você quiser verificar onde suas fotos foram enviadas, basta pesquisa por imagem usando uma ferramenta de pesquisa reversa de imagens. A pesquisa de fotos mostrará quase todas as páginas da web onde suas fotos são compartilhadas. Explore essas páginas e tome medidas contra todas as pessoas que reivindicaram autoridade sobre o seu trabalho e tentaram explorá-lo.

Registre seu trabalho

O primeiro e mais importante passo para proteger suas fotos é registrá-las. Depois de registrar suas imagens e obter uma licença de direitos autorais, as pessoas ficarão longe delas. Se alguém roubar seu conteúdo, você poderá tomar medidas legais contra essa pessoa e exigir indenização pelos danos. Felizmente, as leis de direitos autorais estão sendo implementadas em todo o mundo. Então, é como uma apólice de seguro para seu trabalho criativo ou ativos.

Usar aviso de direitos autorais

Registrar seu trabalho nem sempre é suficiente. Você também deve adicionar um visível direitos autorais observe cada uma de suas fotos. Dessa forma, você pode indicar que seu trabalho está indisponível. Quando potenciais infratores veem o símbolo de direitos autorais em uma imagem, eles pensam duas vezes antes de roubá-la. Esta pequena adição às suas fotos pode ajudá-lo a proteger sua propriedade intelectual e criativa. Mesmo que alguém o faça, você terá um registro de propriedade que poderá ajudá-lo em uma disputa de direitos autorais, se houver. 

Foto: AndreyPopov/Depositphotos.com

Aplicar marcas d’água

Freqüentemente, os fotógrafos desejam compartilhar seu trabalho nas redes sociais, especialmente Instagram, Reddit e X (Twitter), para fins promocionais. No entanto, enviar fotos nas redes sociais é como permitir que as pessoas utilizem indevidamente o seu trabalho. Mas, sem fazer isso, as pessoas podem não conseguir promover o seu trabalho e obter a atenção desejada. Então, neste caso, você deve aplicar marcas d’água em suas fotos. Portanto, mesmo que alguém reenvie seu trabalho em qualquer plataforma, não poderá roubar seus créditos. No entanto, ao aplicar as marcas d’água, certifique-se de que estejam visíveis e cubram os objetos principais para que as pessoas não possam recortá-las. 

Use visualizações de baixa qualidade

Além de adicionar marcas d’água, você também pode fazer upload de versões compactadas ou de baixa resolução de suas fotos. Eles adicionam outra camada de segurança, pois as pessoas não os acharão muito úteis, pois não poderão baixá-los e imprimi-los. No entanto, ao mesmo tempo, podem atrair potenciais compradores. Se quiserem a versão real, eles a comprarão.

Desativar opção de clique com o botão direito

Aqui está outra técnica excelente para proteger seu trabalho e apresentá-lo com a melhor qualidade possível. Desativar a opção de clique com o botão direito pode impedir que os visitantes do site baixem suas imagens. Essa técnica beneficia os fotógrafos que administram sites de portfólio e frequentemente compartilham suas fotos neles. Para fazer isso, você pode instalar alguns plug-ins integrados em seu site. Eles impedirão facilmente que os visitantes do site baixem fotos.

Incorporar metadados

Você pode estabelecer facilmente a propriedade e proteger suas fotografias incorporando metadados em seu trabalho. Os metadados incluem informações sobre a foto, nome do fotógrafo, detalhes de direitos autorais, informações de contato, etc. Sempre que alguém compartilhar seus arquivos, os metadados irão junto. Incorporar dados não é nada difícil. Você pode fazer isso facilmente com a ajuda do Adobe Photoshop ou Lightroom, e ficará visível para todos que verificarem as propriedades.

Não compartilhe suas fotos em todos os lugares

Muitos fotógrafos compartilham as melhores versões de suas fotos em todas as plataformas aleatórias. É como permitir que ladrões de conteúdo utilizem indevidamente o seu trabalho. Se não quiser que outras pessoas roubem seu trabalho, você não deve compartilhá-lo em várias plataformas. Em vez disso, você só deve compartilhá-los de onde possa gerar leads e lucro. Dessa forma, você pode facilmente manter muitos golpistas longe de suas fotos.

Desativar incorporação

Por último, desative a incorporação após enviar fotos para seu portfólio ou site profissional. Dessa forma, você pode facilmente impedir que muitos sites incorporem suas imagens diretamente, e isso também sem o seu consentimento. E quando o seu conteúdo não for publicado em sites de outras pessoas, ele permanecerá fora do alcance de muitos golpistas e plagiadores. Além disso, permitirá que você tenha controle total sobre o seu trabalho.

Conclusão

Lembre-se de que proteger suas fotos contra golpistas e ladrões de conteúdo não é mais uma opção; é essencial. Como seus dados valiosos são vulneráveis ​​a roubo, você deve tomar medidas de proteção, como registrar seu trabalho, adicionar marcas d’água, usar visualizações de baixa qualidade, etc. Juntas, todas essas estratégias podem ajudá-lo a proteger suas fotos e seus ativos.