Em meio a tantos conteúdos no feed das redes sociais é difícil saber que tipo de layout chama mais a atenção de quem está observando, segundo a empresa Statista, as pessoas passam 145 minutos por dia nas redes sociais e está cada vez mais difícil prender a atenção delas. Saiba a seguir alguns pontos essenciais para prender a atenção das pessoas por meio do conteúdo visual.
A atenção e uma ciência
Poucas pessoas sabem, mas a atenção é uma ciência, apoiada pelo estudo do funcionamento do cérebro humano. Ao descobrirmos como o cérebro funciona conseguimos saber qual é a melhor forma de transmitir um conteúdo e informações importantes. A seguir confira alguns itens comprovados pela ciência que ajudam a capturar a atenção das pessoas.
Use rostos
Segundo dados de um experimento, usar rostos humanos chama a atenção do público, pois o reconhecimento de padrão faz parte de grande parte do nosso cérebro, nós sempre estamos procurando identificar um animal ou uma pessoa, temos a tendência de olhar nos olhos das pessoas em busca desse reconhecimento.
Mantenha o conteúdo visual limpo
O feed das redes sociais possui uma quantidade enorme de informações, para chamar a atenção do público não crie conteúdos que tenham uma alta demanda cognitiva, pois isso diminuirá sua pontuação de clareza e as pessoas não conseguirão descobrir o que está acontecendo e continuarão rolando o feed sem olhar para seu conteúdo.
Concentre-se no foco da sua imagem
Também chamada de fóvea, é a parte de uma imagem que está mais em foco e atrai atenção espacial, geralmente este local é na frente e no centro, para onde nossos olhos são naturalmente atraídos, ou seja, seu produto deve estar estrategicamente posicionado nesse local.
Sabemos que queremos sempre ter o conteúdo mais interessante, mas nem sempre isso está relacionado a um layout bonito, muitas vezes está relacionado a entender o comportamento humano.
Fonte: Social Media Today