Você pode até achar que é apenas uma pedra, mas para Monsieur Cailloux são fantásticas criaturas de cerâmica. O artista foi o pioneiro em criar esse universo imaginário que encanta quem conhece suas peças. Continue a leitura e saiba mais.
Sobre o artista
Monsieur Cailloux começou a esculpir pequenas criaturas em 2020, quando sonhou com uma exploração espacial e um universo inteiro habitado pela tribo para explorar novos caminhos em suas práticas de cerâmica.
O artista já expôs em lugares como Paris, Taiwan e Estados Unidos, além disso, já participou de inúmeras publicações, como “Ceramics, How ideas are born” da HOAKI Editions, Madame Figaro Japon ou This is Colossal, entre outras.
Sobre seu trabalho
Monsieur usa sua pesquisa do espaço para contar a história de sua própria exploração da cerâmica. Seu universo poético, sensível e enganosamente ingênuo transporta instantaneamente aqueles que são expostos a ele para seu próprio planeta. Sua prática é desenvolvida em técnicas artesanais, com as quais ele cria personagens cerâmicos chamados espécimes. Esses espécimes estão esperando para serem adotados.
Seu trabalho oferece poesia e imaginação para continuarmos sonhando em nossas vidas diárias. Todas suas peças são únicas, numeradas e feitas à mão pelo artista em Paris.
Inspirações e processo criativo
Suas inspirações artísticas abrangem uma ampla gama de estilos, como art brut, design, arte contemporânea e cultura popular, ele então entrelaça tudo isso com um senso de admiração e imaginação infantil, o que lhe permite visualizar o mundo de forma fantástica.
O artista contou em entrevista a This Is Colossal que tenta tornar visível a humanidade que está escondida em nós, pressionando as irregularidades e falhas de um trabalho feito à mão. “Os erros são para mim uma fonte de felicidade. Quando uma peça não reage como planejei, tento mudar minha visão da escultura à minha frente para adicionar ou subtrair um elemento que a tornará bonita. Acabo com um resultado completamente diferente da minha ideia inicial, e é nesses momentos que experimento minhas maiores alegrias criativas”, conta Cailloux.
Conheça a seguir alguns dos espécimes criados pelo artista, você pode acompanhar seu trabalho no Instagram do artista.





Fontes: This is Colossal | This is Colossal | Aautonau | Kaplanprojects