Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

15 imagens incríveis da biblioteca pública da NASA

15 imagens incríveis da biblioteca pública da NASA 15 imagens incríveis da biblioteca pública da NASA

Antigamente apenas um grupo selecionado de cientistas tinha acesso às incríveis fotos tiradas pela NASA. A partir de 2017 a empresa espacial decidiu abrir as portas digitais do seu site permitindo que o público acessasse mais de 140 imagens, vídeos e arquivos de áudio, as imagens são incríveis e podem servir de inspiração para muitos trabalhos. Confira a seguir!

1 – A primeira imagem tirada pelo Telescópio Espacial James Webb

O Telescópio Espacial James Webb é um observatório especial infravermelho, produto de um esforço colaborativo entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA) ao longo de três décadas.  A foto em questão mostra um aglomerado de galáxias SMACS 0723.

2 – A Lua vista da Apollo 11

Em 20 de julho de 1969, os astronautas chegavam à lua pela primeira vez e a tripulação capturou uma foto incrível da lua cheia.

3 – Terra vista da Estação Espacial Internacional

Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional tirou uma foto da Terra a 400 quilômetros da Austrália. O chamado Airglow (tom laranja) são faixas difusas de luz criadas por átomos que colidem na atmosfera perto da interface da Terra e do espaço.

4 – Furacão na Terra

Em junho de 2022 pudemos observar a formação de furacões no Atlântico pela Estação Espacial Internacional, a foto é do furacão Sam enquanto ele estava no Oceano Atlântico.

5 – Erupção do Sol

Em 2012, o Solar Dynamics Observatory da NASA documentou uma explosão do sol, chamada de “erupção proeminente”.

6 – Erupção do vulcão Raikoke

Em junho de 2019 os membros da tripulação da ISS capturaram a imagem do vulcão Raikoke entrando em erupção, o vulcão fica nas remotas Ilhas Curilhas, no Oceano Pacífico.

7 – Aurora Canadense

Uma tempestade geomagnética de classe G1 fez com que a aurora boreal se propagasse sobre a fronteira dos Estados Unidos com o Canadá.

8 – Nebulosa de Hélix

O Telescópio Espacial Spitzer da NASA obteve imagens infravermelhas da Nebulosa de Hélix, também chamada de “Olho de Deus”. Ela está na constelação de Aquário, a 700 anos-luz de distância.

9 – O coração de Madagascar

O astronauta Ricky Arnold capturou em 2018 o coração de Madagascar, mostrando grandes mudanças na paisagem da região. A quarta maior ilha do mundo está a sofrer de dizimação das florestas tropicais devido à procura dos seus recursos únicos.

10 – Aquarela do mar

A imagem do satélite observacional Landsat-8 em 2018 mostra o Mar de Chukchi iluminando flores coloridas de fitoplâncton. A água fria e rica em nutrientes do Mar de Bering encontra a água costeira quente e menos salgada do Alasca criando essas cores.

11 – A mancha vermelha de Júpiter

A sonda de Juno da NASA capturou o planeta gigante gasoso e a sua grande mancha vermelha, que é o local de uma enorme tempestade na superfície do planeta.

12 – Eclipse total do sol

A NASA conseguiu em 2017 a imagem rara do eclipse total do sol.

13 – Plutão marmorizado

A sonda espacial New Horizons da NASA capturou as variações de cores de Plutão. A foto mostra o efeito marmorizado das diversas formas de relevo do planeta anão.

14 – Buraco negro supermassivo

Por meio de uma imagem simulada por computador podemos ver como é o buraco negro supermassivo, descoberto numa área escassamente povoada do Universo.

15 – Pilares da Criação

Eles fazem parte da Nebulosa da Águia, a aproximadamente 5.700 anos-luz da Terra. A área dos pilares da nebulosa é uma região ativa de formação de estrelas.

Esperamos que essas imagens tenham te deixado de boca aberta e mostrado todo o potencial da biblioteca pública da NASA.

Fonte: Stacker, Nasa.gov