Quais são os 11 principais tipos de arte

A arte é toda forma de expressão e manifestação do ser. Está ligada principalmente a sensibilidade e a imaginação colocada em prática de alguma forma. Ela sempre existiu, desde os homens que habitavam as cavernas e pintavam figuras do seu cotidiano nas rochas, mas com o passar do tempo outras maneiras de se comunicar artisticamente surgiram.

Há onze principais tipos de arte e cada uma delas possui uma característica única, continue a leitura para saber quais são elas!

Os 11 principais tipos de arte são:

1ª arte – MÚSICA

A música usa o som como matéria prima, utilizando a harmonia, o ritmo e a melodia para formar canções capazes de marcar a vida das pessoas, pois ela é capaz de evocar emoções. A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer “arte das musas”, é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e tinha caráter religioso, ritualístico em agradecimentos aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção. O século XX foi um grande marco para esse tipo de arte, pois houve uma grande revolução, novos gêneros musicais apareceram, além do impulsionamento pelo rádio e pelas novas tecnologias.

2ª arte – DANÇA

A manifestação artística chamada dança é realizada por meio de movimentos corporais que são executados dentro de um ritmo. Ela nasceu associada às práticas mágicas do homem, que dançava pela sobrevivência, para a natureza em busca de alimentos, água e em forma de agradecimento. Com o passar do tempo o rito se separou da dança e novos estilos surgiram.

3ª arte – PINTURA

A pintura possui diversas técnicas e estilos que são utilizados desde a época histórica. Esse tipo de arte surgiu na pré-história, quando os nômades faziam uso de pinturas nas paredes rochosas, o que deixou marcas nas paredes das cavernas que passavam. A pintura é importante, pois ela é tão antiga quanto a história da humanidade, conseguimos entender nossa história por meio da pintura que com o passar do tempo evoluiu e diversos movimentos artísticos surgiram como o Impressionismo, Cubismo, Abstracionismo, Surrealismo e etc.

4ª arte – ESCULTURA

A escultura é feita através da manipulação de diferentes materiais e é apreciada desde tempos muito antigos. Desde a pré-história percebe-se o gosto do ser humano por representar a si mesmo e por meio da escultura foi possível fazer isso com maior proporção e refinamento. Já no século X, as técnicas voltadas para a elaboração de esculturas atingem seu auge e mais adiante a escultura faz parte de movimentos artísticos e se tornou uma forma de representar o ideal da beleza absoluta.

5ª arte – TEATRO

O teatro é feito por atores, que dão vida a personagens que contam histórias reais ou fictícias. Ninguém sabe ao certo quando o teatro nasceu, pode ter sido na pré-história, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, mas foi na Grécia Antiga que o teatro foi realmente reconhecido e tomou as formas que conhecemos hoje em dia. Uma coisa curiosa é que só os homens podiam atuar naquela época, já as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras.

6ª arte – LITERATURA

A literatura se expressa por meio de palavras escritas, é uma imitação da realidade por meio das palavras. No Brasil esse tipo de arte foi produzido nos primeiros anos de descobrimento, por volta do século XVI e é dividido em literatura de informação e de catequese. Com o passar do tempo diversos movimentos surgiram e influenciaram a literatura, além disso diversos gêneros literários começaram a fazer parte da vida das pessoas.

7ª arte – CINEMA

O cinema reproduz a gravação de imagens em movimento e ele surgiu a partir da fotografia. A sétima arte foi criada pelos irmãos Lumière, que exibiram o primeiro filme em 1885, mas o cinema só foi possível graças a inventos e estudos que foram iniciados 5.000 a.C, na China, com o “Teatro de Sombras”, técnica que utiliza da projeção de sombras, em paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou recortes de objetos e cenários. Há mais quatro tipos de arte que foram inseridas posteriormente à lista e que hoje estão muito presentes em nossas vidas. Confira a seguir quais são elas.

Há mais quatro tipos de arte que foram inseridas posteriormente à lista e que hoje estão muito presentes em nossas vidas. Confira a seguir quais são elas.

8ª arte – FOTOGRAFIA

A foto registra imagens que são reveladas e impressas e podem ser analógicas ou digitais. A fotografia surgiu na metade do século XIX, em 1826, ano em que o francês Joseph Niépce conseguiu gravar em uma placa de estanho a imagem do quintal de sua casa, em Borgonha, na França. Para que a imagem se fixasse foi preciso de 8 horas e o resultado foi uma foto de bastante contraste.

Nos próximos anos outras pessoas contribuíram para a evolução da fotografia, em 1861 os escoceses James Clerk Maxwell e Thomas Sutton criaram a fotografia colorida e em 1886 surge a empresa norte-americana Kodak, que tornou a fotografia acessível.

9ª arte – HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ)

A história em quadrinhos surgiu entre 1894 e 1895 por Richard Outcoult, que publicava narrativas sobre o Yellow Kid em revistas e jornais. Mas é claro que a ideia inicial do HQ não surgiu com Richard e sim nas pinturas rupestres, que serviam para os homens pré-históricos contarem, por exemplo, como eram suas aventuras nas caçadas, além disso, os quadros das igrejas medievais que retratavam a via sacra também podem ser considerados inspirações para as tirinhas. Já no Brasil a história em quadrinhos chegou mais tarde, por volta de 1930.

10ª arte – JOGOS MULTIMÍDIA

Os jogos eletrônicos ou games são jogos de plataformas virtuais utilizados em televisores, computadores ou dispositivos móveis. Não se sabe ao certo quando surgiu, mas seria por volta de 1950 e o primeiro jogo da história teria surgido em 1958, criado pelo físico Willy Huginbotham e recebeu o nome de Tennis Programing, também conhecido por Tennis for Tow, um jogo simples, jogado por meio de um osciloscópio e processado por um computador analógico. Já os fliperamas surgiram em 1971 e o Atari surgiu no ano seguinte, no Japão, apenas em 1983 surgiu o console conhecido como Nintendo. A partir daí novas gerações de consoles foram lançados e chegaram ao que temos hoje em dia.

11º arte – ARTE DIGITAL

Arte: Maria Dorada

Graças às inovações tecnológicas a arte digital surgiu em 1960 e engloba várias formas de expressão digital, como vídeo, animações, fotografias e edições gráficas.  A arte digital é um movimento artístico em que a prática artística usa qualquer forma de tecnologia digital como parte do processo de criação. A primeira peça de arte digital que se tornou amplamente conhecida foi criada na década de 1960, na empresa de pesquisa científica Bell Labs, Young Nude transformou uma fotografia de uma jovem nua em uma imagem composta de pixels de computador. Atualmente a arte digital passou por mais uma revolução e a crypto arte surgiu. Nada mais é que uma arte digital que possui um código único anexado à obra, o que garante que ela seja exclusiva.

Fontes:  Cultura Genial, Significados,Secretaria da Educação do Paraná,Lobo Pop Art, Centro Cultural de São Paulo, Português, Instituto de Cinema, Super Interessante, Academia Accelerating the world’s research, Art Ref.