Pantone anuncia cor inédita para 2022; Conheça o Very Peri

Pela primeira vez em 22 anos de divulgação da tradicional Cor do Ano, o Pantone Institute desenvolveu uma cor totalmente nova para representar o ano de 2022. O PANTONE® 17-3938 Very Peri é um azul caramelo dinâmico, vibrante, com um tom violeta/vermelho, projetado para evocar as telas sensíveis ao toque brilhantes do mundo digital e as possibilidades criativas do futuro.

Sobre o Very Peri

Segundo o instituto, a criação de uma nova cor para 2022 simboliza as mudanças que estão ocorrendo no mundo neste momento, após um período intenso de isolamento e incertezas. Como a seleção de duas cores do ano passado, Ultimate Grey e o amarelo Illuminating, a escolha de Very Peri foi amplamente influenciada pelo desejo de superar a pandemia COVID-19, pelas preocupações ambientais e por um maior reconhecimento de injustiças e falhas em nossas estruturas sociais atuais.

Para capturar essas influências, o instituto misturou o azul (uma cor associada à fidelidade e constância) com um toque de vermelho (que muitas vezes transmite energia e entusiasmo) para um tom de azul inesperadamente quente que transmite a ideia de inovação e recomeço.

Pantone 2022; Very Peri

“É incomum se referir ao azul como ‘feliz’, mas quando você adiciona o elemento vermelho a ele, é exatamente o que acontece”, afirmou Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto. “Sentimos que era muito importante criar uma cor que encapsulasse a sensação de novidade.”.

O conceito de novidade também fala sobre a influência crescente do mundo virtual, com o surgimento do Metaverso, tendências recreativas como jogos de RV e esportes eletrônicos e a popularidade crescente de criptomoedas e NFTs . E uma vez que a luz azul é o elemento mais frequentemente associado à tecnologia e futurismo na cultura visual da ficção científica, para não mencionar nossas interações diárias com smartphones e computadores, não é nenhuma surpresa que Very Peri tenha sido selecionada para representar um momento em que nossa realidade e a vida no ambiente online estão convergindo de forma tão proeminente.

Em última análise, essa nova cor – e até mesmo o ato de criá-la – pretende representar o que muitos esperam em 2022: um novo começo para um mundo que sabe que os sistemas e hábitos antigos não podem mais enfrentar os desafios de hoje, muito menos os que estão por vir.

“Estamos entrando em uma época diferente em que estamos reimaginando nosso futuro, tentando reescrever nossas vidas e reconhecendo todo o desconhecido diante de nós, olhar o mundo com olhos diferentes nos trouxe – e continuará a nos trazer – novas soluções.”, completou Leatrice.

Fonte: Time

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.