Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

Como o Metaverso está influenciando as tendências visuais

Como o Metaverso está influenciando as tendências visuais Como o Metaverso está influenciando as tendências visuais

Os espaços digitais estão se tornando cada vez mais reais e fazendo parte de nossas vidas. Com a chegada do Metaverso, as tendências visuais foram totalmente influenciadas por esse novo universo que tem como objetivo substituir nosso mundo real de carne e osso e transformá-lo em um mundo totalmente imaginário e virtual. Continue a leitura e saiba mais.

O que é Metaverso?

Muito se fala sobre o Metaverso, mas poucas pessoas realmente sabem o que é esse novo ambiente. Segundo o próprio Facebook, o Metaverso é a próxima evolução em conexão social e o sucessor da internet móvel, ou seja, o Metaverso é um conjunto de espaços digitais entre os quais você pode se mover perfeitamente. Assim como a internet, o Metaverso vai te ajudar a se conectar com as pessoas quando você não estiver fisicamente no mesmo lugar e nos aproximar ainda mais dessa sensação de estarmos juntos pessoalmente. Para isso, o Facebook promete que pelo Metaverso as pessoas serão capazes de se conectar, trabalhar, jogar e aprender.

A estética do Metaverso

Essa ideia de gerar mundos virtuais cada vez mais imersivos é uma das características desse novo universo. Segundo a Adobe, a maneira como os estilos, cores, texturas e ideologias têm surgido em espaços virtuais compartilhados se tornaram tendências visuais. A estética do Metaverso é o antídoto cultural a tudo que é suave, otimista, nostálgico, folk, hipster e cottagecore, pois é um visual sólido, brilhante, coberto de neon e improvável dos personagens e cenários virtuais de um videogame. É possível notar que há uma elevada manipulação digital, que levou o design a novos patamares e confunde os limites entre a fotografia, efeitos visuais, animação e modelagem 3D.

Artistas já vêm adotando a estética do Metaverso, como é o caso de Bryan Huynh, responsável por capas da Vogue, anúncios da Nike e propagandas da Grimer. Ele cria trabalhos que misturam o digital, o surreal e a temática de ficção científica e fantasia.

A artista que chamou a atenção do rapper Lil’ Nas X, Charlotte Rutherford, também segue as tendências visuais desse novo mundo, misturando a antiga estética Tumblr com cenários fantásticos e futuristas.

De olho no futuro

Com milhões de pessoas passando seu tempo e gastando dinheiro em espaços do Metaverso, os efeitos já são sentidos na vida real. Efeitos digitais, gráficos e animações do Metaverso influenciam o mundo com que interagimos. A Adobe foi uma das primeiras empresas a pensar nesse novo universo e criou a Metaverse Mix, uma galeria cheia de animações que mostram pessoas reais interagindo com espaços do Metaverso, além de renderizações dos próprios espaços.

Grandes nomes já estão competindo por espaço cultural no Metaverso, marcas menores e independentes vão seguir o mesmo caminho, por isso, agências e criadores precisam de visuais e provas de conceito para atrair clientes e mostrar como funciona a interação com seu conteúdo, assim como a aparência do conteúdo em si. A troca entre o mundo real e digital é dinâmica e precisamos estar constantemente nos reinventando para ter novas ideias.

Fontes: Blog Adobe, About Facebook