Quem nunca ouviu aquela famosa frase “somos todos uma família” ou “esse job é pra ontem”? Apesar delas já serem normais em sua vida de profissional criativo, é preciso ficar atento aos sinais de que você está lidando com um cliente tóxico. A escritora, editora e consultora criativa, Danielle Pender, montou um guia que vai te ajudar a evitar o burnout criativo, o caos financeiro e o cansaço espiritual. Continue a leitura e confira todas as dicas.
Pitch não remunerado
A prática de pitch não remunerado na indústria criativa vem sendo debatida há anos, se uma empresa está pedindo para você fazer isso, é uma bandeira vermelha. Se eles solicitarem respostas específicas a um briefing definido ou solicitarem sua experiência, eles devem alocar um orçamento para compensar. Essa prática fala de uma falta de respeito pelo seu tempo e suas ideias criativas.
Equipe
Preste muita atenção na equipe que você conhece no início de um projeto, pois ela representa a empresa que seu trabalho irá liderar quando for para o mundo. Se você notar que a equipe não possui representatividade ou a frase “somos uma grande família” é dita com frequência, pode ter certeza de que você está prestes a encontrar várias violações de direitos humanos, o melhor a se fazer é correr!
Comunicação
A comunicação é fundamental quando se trata de bandeiras vermelhas, é importante que o cliente tenha um canal de comunicação oficial com você, ele deve ser usado para qualquer coisa: marcar reunião, enviar briefing, documentos e recibos. Ninguém gosta de acordar com um fluxo de WhatsApp de manhã cedo, ainda mais quando é um cliente pedindo alguma alteração, por exemplo. Fique atento a várias reuniões que poderiam ser um e-mail ou quando o cliente exige muito tempo da sua atenção.
Fantasmas
O fenômeno ghosting não é exclusivo dos relacionamentos amorosos, ele também faz parte do mundo profissional. É quando as pessoas cortam a comunicação sem dar nenhuma explicação, isso geralmente acontece após você já ter enviado um orçamento ou até mesmo já ter entregado um documento com algumas ideias iniciais e os próximos passos dependem do envio de informações por parte do cliente. Várias podem ser as razões pelo desaparecimento, mas resumindo, todas elas te avisam apenas uma coisa: esse cliente é problema!
Briefing, feedback e input
Essa é uma das partes que mais geram alerta com um cliente. O briefing é o começo, pois não há um padrão no mercado, ele pode ser um PDF de 40 páginas ou algumas frases. Ao receber briefings ruins ou que querem roubar a ideia de alguém, pare e pense se esse cliente é uma furada ou não. Outro sinal de alerta é quando você ouve a frase “nosso fundador gosta de se envolver muito”, isso quer dizer que você entrará em contato com alguém que gosta de peneirar ideias e pode te dar feedbacks vagos e terríveis, como “isso é bonito”, nesse caso você pode acender uma luz neon vermelha com esse cliente.
Dinheiro
Nesse campo a bandeira vermelha aparece com mais frequência, o caminho entre fechar o contrato e receber por ele é longo e difícil. Fique alerta ao ouvir frases como “não temos orçamento para isso, mas muitas pessoas o verão” ou “você terá muita exposição”, essas falas só significam que você está prestes a levar um calote.
Outros itens relacionados a dinheiro que merecem atenção:
- Condições de pagamento superior a 30 dias
- Clientes que não pagam 50% da produção antes de um trabalho
- Clientes que tentam economizar no orçamento, não contratando uma equipe completa
Boas maneiras
A comunicação digital pode ter afetado a capacidade das pessoas serem educadas com as outras, mas é importante que o cliente coloque no e-mail as palavras “por favor” e “obrigado”. Se ele não é capaz de falar de maneira civilizada ou apenas ter boas maneiras, isso é um sinal de alerta e ele pode dar a impressão de que está pensando “estou pagando por isso, é obrigação dele(a)”.
É importante ressaltar que nem sempre o cliente é o problema, mas existem alguns comportamentos e práticas que se destacam e são como sinais de alerta de onde as coisas podem dar errado se não forem tratadas com muita atenção. Esperamos que essas dicas te ajudem a identificar um cliente problemático e a viver melhor com seu trabalho.
Foto de capa e fonte: It’s Nice That