8 tendências do design gráfico para 2023

8 tendências do design gráfico para 2023

Você piscou e já estamos chegando ao fim de 2022, ano marcado pelas eleições e pela Copa do Mundo. A Venngage, plataforma de criação de infográficos, divulgou uma lista de quais serão as tendências do design gráfico para 2023 e o a gente conta quais são a seguir.

Motion design

Créditos: SiberianArt/Depositphotos.com

Já faz tempo que o conteúdo em vídeo é destaque e temos que agradecer ao TikTok por grande parte dessa mudança. Com design UX dinâmico e conteúdo de vídeo interrompendo as imagens estáticas do passado, mais e mais marcas constroem identidade por meio do movimento. O motion design e as animações dão nova vida aos visuais, trazendo consigo efeitos de parada de rolagem e aumento do engajamento.

Formas abstratas ousadas

Créditos: Salmanalfa/Depositphotos.com

Para destacar um produto, uma mensagem ou uma postagem nas mídias sociais, as formas ousadas em seu design são uma aposta para 2023. O lado bom desses elementos é que eles adicionam uma camada de interesse visual em qualquer composição, por meio dos princípios de design de variedade e contraste. Eles chamam a atenção dos espectadores com seus tons ousados e brilhantes, sem desviar a atenção da mensagem principal.

Arte gerada por inteligência artificial

Créditos: Nils.ackermann.gmail.com/Depositphotos.com

Já falamos aqui sobre o potencial da tecnologia de inteligência artificial (IA) no design. Em 2023, as imagens produzidas por essa tecnologia vão conquistar o mundo, empresas já anunciaram parcerias para incluir essa opção em suas plataformas, como a Microsoft e a Shutterstock. Apesar de todas as facilidades, o uso de IA no design gera preocupações com direitos autorais e com as artes criadas pelo homem.

Elementos 3D

Créditos: Okeykat/Depositphotos.com

Além do motion design, as renderizações tridimensionais são os novos recursos bidimensionais. Os avanços tecnológicos recentes tornaram mais fácil do que nunca produzir visuais 3D de alta qualidade, além disso, com a expansão do Metaverso, o mercado de elementos 3D deve aumentar ainda mais em 2023.

Visuais inclusivos

Créditos: Pandagolik@gmail.com/Depositphotos.com

A inclusão será um recurso-chave em designs que pensam no futuro, ajudando o público de todas as esferas da vida e se ver refletido nos produtos e na missão de uma empresa. A maior representação estará presente nos designs em 2023, diversos tons de pele e relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo serão o foco.

Maximalismo surrealista

Créditos: Grandfailure/Depositphotos.com

Em 2023 daremos adeus ao realismo e ao minimalismo e daremos boas-vindas ao surrealismo e ao maximalismo. Em resposta ao fim da pandemia de Covid-19, os designers estão mais psicodélicos e não têm medo de fazer uma declaração, nem de ocupar espaço. A narrativa visual ficará mais imaginativa do que nunca nos próximos anos.

Ilustrações retrô coloridas

Créditos: Edgecreative01@gmail.com/Depositphotos.com

Você já deve ter notado que a nostalgia está em alta e essa tendência continuará em 2023. As ilustrações retrô coloridas serão o foco e trazem essa sensação de dias mais fáceis que tínhamos nos anos 90. Essa tendência pega visuais testados pelo tempo do passado e os traduz para os dias atuais.

Realidade virtual

Créditos: Grandfailure/Depositphotos.com

Não poderíamos esquecer das criptomoedas, das NFTs e do Metaverso. Sobrecarregado pelo impulso da pandemia para a digitalização de todas as coisas, o mercado global de realidade virtual (VR) passou por um crescimento impressionante nos últimos anos. Os designs em 2023 terão imagens no estilo Blade Runner, paletas neon, gradientes líquidos futuristas e componentes 3D.

O mundo do design está em constante evolução e os eventos que ocorreram têm grande influência nas próximas tendências. Com certeza o caos pós-pandêmico, os vídeos curtos, o desenvolvimento da Web 3.0, mostram nosso apetite por experiências online ilimitadas, nosso desejo de renovação, impulsionando assim o design a se desafiar.

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.