As mídias sociais já fazem parte da nossa vida, todos os dias nós perdemos preciosas horas dentro dessas redes, muitos artistas alcançaram o sucesso por meio delas e um fato que todo mundo quer saber é: por que as pessoas compartilham nas redes sociais? O New York Times publicou um estudo que nos ajuda a entender isso. Continue a leitura e saiba quais são os cinco principais motivos!
1 – Auto-apresentação
A auto-apresentação é a forma que as pessoas encontram de mostrar quem elas são. As redes sociais são uma peça fundamental na auto-apresentação, pois por meio delas as pessoas podem selecionar e controlar sua imagem e identidade online. O desejo de auto-apresentação pode ser chamado também de necessidade de validação e aprovação social, por isso, as pessoas costumam compartilhar nas redes seus gostos.
2 – Conexão social
Inicialmente a principal função das redes sociais era oferecer uma conexão social online, ou seja, ser uma plataforma para conectar pessoas, e isso ainda permanece. Compartilhar conteúdo nas redes sociais é uma forma de manter e fortalecer laços sociais com amigos, familiares e pessoas que você não conhece ou estão longe. Compartilhar atualizações promove um sentimento de pertença.
3 – Compartilhamento de informações
As pessoas gostam de compartilhar informações que consideram interessantes, importantes ou relevantes para seus interesses e valores. O ato de compartilhar é motivado pelo desejo de educar outras pessoas, iniciar discussões ou defender causas específicas. É uma forma que as pessoas encontram para ter voz em conversas importantes.
4 – Entretenimento e diversão
Compartilhar conteúdos divertidos é uma forma de aliviar o clima e proporcionar uma breve fuga dos desafios da vida cotidiana. O compartilhamento de conteúdos de entretenimento serve apenas como humor e diversão para quem compartilha e para quem vê.
5 – Influência social e FOMO (Medo de Perder)

Créditos: NataliaGrabovskaya/Depositphotos.com
Qualquer pessoa pode ser um influenciador digital, não apenas aqueles que têm milhares de seguidores, um dos motivos pelos quais compartilhamos nas redes é para sermos influentes. Já o FOMO, conhecido como medo de perder, é a ansiedade que as pessoas sentem quando acreditam que estão perdendo eventos sociais, experiências ou oportunidades que outras pessoas estão aproveitando, as pessoas então buscam compartilhar o maior número de experiências e realizações nas redes sociais para serem vistas e reconhecidas.
Entender a psicologia do compartilhamento social nos ajuda a compreender o que leva as pessoas a compartilharem conteúdo nas redes sociais e isso pode ser muito valioso para quem quer ganhar destaque na internet ou até mesmo trabalhar com ela.
Foto de Capa: HayDmitriy/Depositphotos.com Fonte: Red Website Design