Motivos pelas quais as pessoas compartilham nas redes sociais

Motivos pelas quais as pessoas compartilham nas redes sociais

Motivos pelas quais as pessoas compartilham nas redes sociais

As mídias sociais já fazem parte da nossa vida, todos os dias nós perdemos preciosas horas dentro dessas redes, muitos artistas alcançaram o sucesso por meio delas e um fato que todo mundo quer saber é: por que as pessoas compartilham nas redes sociais? O New York Times publicou um estudo que nos ajuda a entender isso. Continue a leitura e saiba quais são os cinco principais motivos!

1 – Auto-apresentação

A auto-apresentação é a forma que as pessoas encontram de mostrar quem elas são. As redes sociais são uma peça fundamental na auto-apresentação, pois por meio delas as pessoas podem selecionar e controlar sua imagem e identidade online. O desejo de auto-apresentação pode ser chamado também de necessidade de validação e aprovação social, por isso, as pessoas costumam compartilhar nas redes seus gostos.

2 – Conexão social

Inicialmente a principal função das redes sociais era oferecer uma conexão social online, ou seja, ser uma plataforma para conectar pessoas, e isso ainda permanece. Compartilhar conteúdo nas redes sociais é uma forma de manter e fortalecer laços sociais com amigos, familiares e pessoas que você não conhece ou estão longe. Compartilhar atualizações promove um sentimento de pertença.

3 – Compartilhamento de informações

As pessoas gostam de compartilhar informações que consideram interessantes, importantes ou relevantes para seus interesses e valores. O ato de compartilhar é motivado pelo desejo de educar outras pessoas, iniciar discussões ou defender causas específicas. É uma forma que as pessoas encontram para ter voz em conversas importantes.

4 – Entretenimento e diversão

Compartilhar conteúdos divertidos é uma forma de aliviar o clima e proporcionar uma breve fuga dos desafios da vida cotidiana. O compartilhamento de conteúdos de entretenimento serve apenas como humor e diversão para quem compartilha e para quem vê.

5 – Influência social e FOMO (Medo de Perder)

Créditos: NataliaGrabovskaya/Depositphotos.com

Qualquer pessoa pode ser um influenciador digital, não apenas aqueles que têm milhares de seguidores, um dos motivos pelos quais compartilhamos nas redes é para sermos influentes. Já o FOMO, conhecido como medo de perder, é a ansiedade que as pessoas sentem quando acreditam que estão perdendo eventos sociais, experiências ou oportunidades que outras pessoas estão aproveitando, as pessoas então buscam compartilhar o maior número de experiências e realizações nas redes sociais para serem vistas e reconhecidas.

Entender a psicologia do compartilhamento social nos ajuda a compreender o que leva as pessoas a compartilharem conteúdo nas redes sociais e isso pode ser muito valioso para quem quer ganhar destaque na internet ou até mesmo trabalhar com ela.

Foto de Capa: HayDmitriy/Depositphotos.com Fonte: Red Website Design

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.