Palmeiras e Adobe fecham parceria para gestão do acervo digital do clube

Palmeiras e Adobe fecham parceria para gestão do acervo digital do clube

O Departamento de Marketing do Palmeiras acaba de selar uma parceria inédita na América Latina com a Adobe, umas das principais empresas de software do mundo, para otimizar e disponibilizar o seu acervo digital. Próximo de completar 110 anos de história, o clube dispõe de um banco repleto de documentos e registros que serão organizados de forma padronizada e inteligente na Adobe Experience Cloud.

“O Palmeiras sempre se une com os melhores do mercado, e estabelecer essa parceria com a Adobe nos garantirá o pronto acesso ao que há de melhor em termos de tecnologia”, declarou Everaldo Coelho, diretor de Marketing do Palmeiras. “O Palmeiras tem um forte compromisso com o pioneirismo. A nossa parceria com a Adobe é mais um demonstrativo da nossa capacidade de estar sempre à frente nas iniciativas do esporte sul-americano”, completou.

A tecnologia contratada pelo clube paulista é o Adobe Experience Manager Assets, uma plataforma de gerenciamento de ativos digitais em nuvem desenvolvido para administrar milhões de conteúdos de forma fácil e eficiente. Com o uso dessa solução, o clube busca criar, gerenciar, prover, otimizar e até monetizar conteúdo, fornecendo experiências personalizadas em grande escala aos torcedores. Esta tecnologia é a mesma usada por grandes empresas como Nasa, Apple, Microsoft e McDonald’s e grandes clubes do futebol europeu.

Tudo começa com a organização e o tagueamento dos ativos do acervo por meio de Inteligência Artificial, para que cada registro da história do clube seja preservado e facilmente localizado. As tecnologias de Smart Tag e Smart Search serão fundamentais nesta etapa do processo.

Tiago Grinman, Diretor Executivo de Contas da Adobe, falou sobre as suas expectativas para o projeto. “Com as nossas soluções, o clube poderá aumentar ainda mais o engajamento com os seus milhões de torcedores e oferecer um conteúdo mais contextual, relevante, personalizado e em tempo real. Além disso, com a Smart Tag, a Inteligência Artificial da Adobe será capaz de identificar, por exemplo, uma foto que mostre o Endrick chutando a bola com a perna esquerda, em um jogo no Allianz Parque, em uma tarde de domingo, em um jogo do Campeonato Brasileiro”, explicou.

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.