É verdade que todos nós temos uma relação de amor e ódio com nosso celular, enviar memes e conversar com amigos são a parte boa dessa ferramenta, mas a enxurrada de notificações de aplicativos e de mensagens acabam tornando nosso celular um vilão que rouba nossa atenção e horas de sono. Confira a seguir dez dicas que separamos para você ter uma relação mais saudável com seu smartphone, sem deixar que ele arruíne sua vida.
1 – Não pegue no celular quando estiver fazendo outra coisa
Sabemos que isso é um desafio, mas é um pequeno exercício de atenção plena que melhora sua qualidade de vida. Quando estiver assistindo uma série ou fazendo uma palavra cruzada tente não pegar o celular, você verá como isso ajudará seu foco.
2 – Use as pastas de aplicativos
Pode não parecer, mas quando você organiza a sua tela inicial e deixa apenas poucos aplicativos nela, você vai abri-los muito menos. Existe uma “memória muscular” que nos faz abrir certos aplicativos sem realmente precisar.
3 – Desative algumas notificações
Desative a notificação de aplicativos que você sabe que vão tirar seu foco, normalmente esses aplicativos são redes sociais, ao tirar as notificações, você impede que elas te distraiam durante o dia com atualizações. Apenas verificar manualmente os aplicativos, sem conferir a cada atualização pode te poupar muita energia mental.
4 – Escolha um conteúdo que não te deixe nervoso ou ansioso antes de dormir
O sono é um dos mais afetados quando falamos de celular, se você quer usar celular antes de dormir escolha conteúdos que não fazem seu coração disparar, assim você vai adormecer mais rápido.
5 – Fique em uma tela por vez
Além de prejudicar a atenção, usar duas telas ao mesmo tempo, como televisão e celular ou computador e celular, afeta o seu sono, isso porque você dobra a luz que está recebendo, o que prejudica a produção de melatonina e perturba o sono.
6 – Exclua aplicativos relacionados ao trabalho quando estiver de férias
Aplicativos de trabalho como Slack e e-mail não devem estar instalados em seu celular enquanto você está de férias, isso te ajuda a realmente desligar do trabalho e aproveitar a folga.
7 – Comece e termine o dia sem uma tela
Pode ser uma tarefa difícil quando você usa o celular como despertador, por exemplo, mas esse hábito vai te ajudar a ficar menos ansioso e a acordar mais disposto.
8 – Defina limites para aplicativos
Existem aplicativos capazes de te fazer passar horas dentro deles, como é o caso do Instagram e do TikTok, definir um tempo máximo para ficar nesses aplicativos pode te ajudar a controlar quanto tempo você gasta em cada um deles, sem correr o risco de passar mais horas do que deveria.
9 – Abandone seu celular para trás de vez em quando
Esquecer o celular em casa pode ser um dos nossos maiores medos, mas a verdade é que fazer isso nos ajuda a praticar a atenção plena e a prestar atenção sobre o quanto estamos viciados e dependentes dele.
10 – Procure aplicativos que acrescentam algo à sua vida
Sabemos que há diversos aplicativos que o objetivo é manter você dentro dele por muitas horas, mas em troca você não está ganhando nada, tente descobrir aplicativos que realmente agregam e ensinem algo novo.
Esperamos que depois dessas dez dicas você consiga ter uma relação melhor com seu celular e não deixe que ele controle sua vida e sua atenção.
Fonte: self.com