As redes sociais estão destruindo seu poder de atenção

As redes sociais estão destruindo seu poder de atenção

Muitas pessoas já sabem os problemas que as redes sociais podem causar, mas à medida que os pesquisadores se aprofundam ainda mais nos efeitos das redes em nossas vidas, mais revelações surgem. A última novidade esclarece como elas são capazes de nos tirar o poder de atenção e nos deixar cansados e sobrecarregados. Saiba mais a seguir.

Cérebro de pipoca

Os pesquisadores descobriram que as redes sociais têm o poder de deixar seu cérebro como uma pipoca. O termo “cérebro de pipoca” não é novo, ele existe desde 2011, e diz respeito a tendência de nossa atenção e foco saltar rapidamente de uma coisa para outra, como estourar grãos de milho. Segundo os psicólogos, rolar e navegar excessivamente por novas postagens, alertas, compromissos e anúncios desencadeia uma pequena liberação de dopamina que recompensa o cérebro e alimenta o ciclo, ou seja, com o tempo esta exigência constante de atenção e a rápida alternância entre tarefas podem levar a uma sensação de inquietação mental o que leva o cérebro a lutar para manter o foco em tarefas por um período mais longo.

Os estímulos digitais estão afetando seu cérebro

Marcas e influencers apostam no TikTok em 2024

Créditos: Grinvalds/Depositphotos.com

De acordo uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia em Irvine, as vias neurais no cérebro estão sendo redirecionadas ou adaptadas para acomodar as demandas de multitarefa e processamento rápido de informações, o que pode afetar a sua capacidade de envolver-se profundamente com um conteúdo ou tarefa, além de impactar e muito a sua aprendizagem, memória e até regulação hormonal ao longo do tempo.

O que fazer para evitar que seu cérebro vire pipoca?

Segundo os pesquisadores, o tempo médio de atenção em qualquer tela antes de mudar para outro assunto diminuiu de 2,5 minutos em 2004 para 75 segundos em 2012 e 47 segundos hoje em dia. Os psicólogos então sugerem algumas atividades para proteger seu cérebro da falta de atenção. São elas:

– Limitar o uso da tecnologia a determinados horários e fazer desintoxicação digital para seu cérebro descansar.

Fazer uma pausa para se concentrar em uma única tarefa para treinar seu cérebro para não realizar multitarefas o tempo todo.

Excluir aplicativos periodicamente para tentar recuperar o controle sobre o uso das mídias sociais.

Esperamos que você use as redes sociais de forma sábia para não sofrer as consequências do que elas podem causar em sua atenção.

Fonte: New York Post Foto de Capa: Netrun78/Depositphotos.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.