As redes sociais estão destruindo seu poder de atenção

As redes sociais estão destruindo seu poder de atenção

As redes sociais estão destruindo seu poder de atenção

Muitas pessoas já sabem os problemas que as redes sociais podem causar, mas à medida que os pesquisadores se aprofundam ainda mais nos efeitos das redes em nossas vidas, mais revelações surgem. A última novidade esclarece como elas são capazes de nos tirar o poder de atenção e nos deixar cansados e sobrecarregados. Saiba mais a seguir.

Cérebro de pipoca

Os pesquisadores descobriram que as redes sociais têm o poder de deixar seu cérebro como uma pipoca. O termo “cérebro de pipoca” não é novo, ele existe desde 2011, e diz respeito a tendência de nossa atenção e foco saltar rapidamente de uma coisa para outra, como estourar grãos de milho. Segundo os psicólogos, rolar e navegar excessivamente por novas postagens, alertas, compromissos e anúncios desencadeia uma pequena liberação de dopamina que recompensa o cérebro e alimenta o ciclo, ou seja, com o tempo esta exigência constante de atenção e a rápida alternância entre tarefas podem levar a uma sensação de inquietação mental o que leva o cérebro a lutar para manter o foco em tarefas por um período mais longo.

Os estímulos digitais estão afetando seu cérebro

Marcas e influencers apostam no TikTok em 2024

Créditos: Grinvalds/Depositphotos.com

De acordo uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia em Irvine, as vias neurais no cérebro estão sendo redirecionadas ou adaptadas para acomodar as demandas de multitarefa e processamento rápido de informações, o que pode afetar a sua capacidade de envolver-se profundamente com um conteúdo ou tarefa, além de impactar e muito a sua aprendizagem, memória e até regulação hormonal ao longo do tempo.

O que fazer para evitar que seu cérebro vire pipoca?

Segundo os pesquisadores, o tempo médio de atenção em qualquer tela antes de mudar para outro assunto diminuiu de 2,5 minutos em 2004 para 75 segundos em 2012 e 47 segundos hoje em dia. Os psicólogos então sugerem algumas atividades para proteger seu cérebro da falta de atenção. São elas:

– Limitar o uso da tecnologia a determinados horários e fazer desintoxicação digital para seu cérebro descansar.

Fazer uma pausa para se concentrar em uma única tarefa para treinar seu cérebro para não realizar multitarefas o tempo todo.

Excluir aplicativos periodicamente para tentar recuperar o controle sobre o uso das mídias sociais.

Esperamos que você use as redes sociais de forma sábia para não sofrer as consequências do que elas podem causar em sua atenção.

Fonte: New York Post Foto de Capa: Netrun78/Depositphotos.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.