A maior parte dos conselhos de produtividade parte de uma lógica simples: se você organizar seu tempo, criar metas claras e repetir ações todos os dias, vai conseguir manter o foco, cumprir suas tarefas e atingir seus objetivos, mas nem todo mundo funciona assim, principalmente quando você tem uma mente criativa. Essa lista vai realmente ajudar pessoas criativas a serem mais produtivas. Vem conferir!
Organização baseada em energia
É impossível acordar com a mesma energia criativa todos os dias, existem dias que você está mais criativo que outros, por isso, é importante organizar sua rotina baseada nos níveis de energia disponíveis. Observe se você é uma pessoa que tem mais energia durante a manhã ou a noite, por exemplo.
Faça um cardápio de tarefas
Não veja sua lista de tarefas como algo a ser completado, mas como um cardápio de tarefas. Ao invés de acordar e se desesperar com o tanto de demandas que estão na sua lista, escolha algo e tente começar, se uma tarefa não estiver funcionando, largue e pegue outra tarefa, isso vai te abrir portas e no fim do dia você pode até ter completado mais tarefas do que imaginava.
Inclua as falhas no seu planejamento
Nossa mente está sempre em busca de estímulos, perder o interesse e desanimar é comum, a consistência não é fácil, mas ela pode ser mais flexível. Ao invés de estipular um horário para terminar uma tarefa, estipule um dia na semana, cumprir horário é ótimo, mas se você falhar não terá problema, dessa forma você sente menos culpa no processo.
Esqueça o perfeccionismo

É claro que sempre queremos entregar o nosso melhor, mas tem dias que temos que esquecer nossas exigências e nosso perfeccionismo e aceitar o mínimo feito, porque feito é melhor que perfeito. Às vezes você vai pensar em desistir, mas tem dias que aceitar o mínimo é a melhor opção.
Nem sempre é sobre a tarefa, mas sim sobre contexto
Durante a pandemia, nós criativos sentimos mais ainda o impacto de não termos contato com outros ambientes e pessoas. Muitas vezes a tarefa pode ser sim chata, mas se você muda de contexto, ela pode ser até um pouco mais tolerável. Experimente trabalhar em lugares diferentes da casa ou ir até cafés e outros lugares que podem ajudar sua criatividade. Vale até trocar alguns móveis do lugar ou quadros, tudo isso ajuda a mudar o contexto.
Escute seu corpo
A melhor dica que podemos dar é sempre ouvir o seu corpo, o mundo exige que a gente produza o tempo todo, no fim do dia são raros os momentos que conseguimos viver sem nos cobrarmos, mas lembre-se que para produzir é preciso de saúde e disposição. Se seu corpo ou sua cabeça diz “não”, respeite, é importante que você desenvolva esse olhar.
Fonte: Puxadinho do Luri