Ressaca criativa: saiba o que é e se você já sofreu com ela

Ressaca criativa: saiba o que é e se você já sofreu com ela

Ressaca criativa: saiba o que é e se você já sofreu com ela

Você já se sentiu vazio depois de dedicar muito tempo a um projeto criativo? Saiba que isso é normal e se chama ressaca criativa, essa é uma consequência emocional depois de focar tanto tempo em algo que demanda muito esforço criativo. Saiba a seguir quais são as causas e como curar a ressaca criativa!

Causas da ressaca criativa

Apesar de a ressaca criativa e o burnout criativo estarem ligados em alguns pontos, eles não são a mesma coisa. A ressaca criativa está intensamente ligada as emoções que você sente durante o desenvolvimento de um grande projeto e após o término dele, já o burnout além de envolver emoções, envolve sobrecarga de trabalho, procrastinação, perfeccionismo, entre outros sintomas. A seguir saiba quais são as possíveis causas da ressaca criativa!

Perda do seu foco orientador

Quando você fica meses focado em apenas um projeto, você tem uma visão orientadora que te fornece uma estrutura para cada um dos seus dias e te dá algo para medir o progresso, isso faz com que seu espírito criativo se sinta seguro e com propósito, quando você termina esse projeto há uma sensação de desorientação que se instala, contribuindo para um sentimento estranho e sem rumo.

Dissonância entre o seu sonho e a realidade

Quando você coloca todo o seu coração em uma ideia ou projeto, passa dias, semanas ou meses sonhando acordado, você cria uma versão disso em sua cabeça que parece real, você investe muito dos seus recursos emocionais imaginando isso, que uma parte de você simplesmente assume que a realidade corresponderá à fantasia, mas a partir do momento que você se dá conta que a realidade não é igual a fantasia, essa desconexão causa uma espécie de reverberação emocional, o que gera uma ressaca criativa.

Como superar a ressaca criativa?

Créditos: IgorTishenko/Depositphotos.com

Criticar a si mesmo por sua resposta emocional nunca é produtivo, por isso, depois de reconhecer essa ressaca criativa mude seu foco para algo a longo prazo. Abandone a visão fantasiosa que você tem do projeto e concentre-se em uma visão mais sustentável e baseada na realidade. Para diminuir sua ressaca criativa crie tarefas mais simples, buscando assim o que é sustentável e tenha a gratificação mais próxima.

A questão é que criar é uma busca emocional, e trabalhar em direção a um grande projeto muitas vezes pode deixar você se sentindo um pouco vazio quando você o finaliza, por isso, busque objetivos mais sustentáveis e não julgue por quaisquer emoções que surjam.

Foto de Capa: Vadymvdrobot/Depositphotos.com Fonte: Wanderininfully.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.