5 dicas para ser menos perfeccionista

5 dicas para ser menos perfeccionista

O perfeccionismo é um dos grandes problemas que os profissionais criativos enfrentam, é comum sofrer bloqueio criativo ou achar que o perfeccionismo é uma qualidade, mas esse padrão de autoexigência pode ser um obstáculo imenso para desenvolver um projeto e alcançar metas. Confira a seguir algumas dicas de como ser menos perfeccionista.

1 – Alinhe suas expectativas

O perfeccionismo está relacionado ao controle excessivo pelo resultado, por isso alinhas suas expectativas é muito importante. Comece qualquer projeto desenvolvendo um esboço, um rascunho, pense que a primeira ideia jamais será perfeita, por isso o rascunho é tão importante, após ele você poderá melhorar essa versão. Desapegue da ideia de que é possível criar algo perfeito logo de primeira ou que criatividade é um dom.

2 – Desapegue da perfeição

Aceitar que não existe algo perfeito ou uma inspeção para dizer se algo é perfeito é um bom começo. Entender que algumas pessoas podem não gostar das suas ideias e que outras pessoas irão adorar te ajuda a construir autoconfiança, pois é impossível agradar todo mundo.

3 – Não esqueça seus valores

Como falamos anteriormente, é impossível agradar todo mundo e caso você tente fazer isso é bem provável que você se torne uma pessoa sem graça e sem personalidade. Quando você segue seus valores e expressa o que realmente acredita é muito difícil se tornar uma pessoa sem personalidade.

4 – Pare de adiar prazos

Créditos: Little_prince/Depositphotos.com

O mercado criativo está constantemente sofrendo com prazos apertados e trabalhos urgentes, mas é importante analisar se você realmente precisa de mais prazo ou está apenas querendo postergar a finalização de um projeto ou a publicação de algo por pura insegurança. Aceitar o fim do projeto, mesmo que ele não esteja da forma como você gostaria é uma ótima maneira de enfrentar o perfeccionismo.

5 – Perca o medo do julgamento

Quando ficamos com medo da exposição e do julgamento dos outros, ficamos com vontade de adiar cada vez mais o ponto final, na tentativa de evitar sermos criticados, mas é importante lembrar que é impossível controlar o julgamento dos outros. Quando você finaliza o projeto, você também enfrenta suas expectativas e aceita que as criações nunca serão perfeitas para algumas pessoas.

Esperamos que essas dicas te ajudem a colocar no mundo mais projetos e ideias e esquecer aquela ideia de só tirar algo do papel quando ele estiver perfeito, pois pode estar perfeito para você, mas para algumas pessoas não.

Fonte: Tiradopapel.com Foto de capa: Studiostoks/Depositphotos.com

Share

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.