Muito se diz sobre branding, mas poucas pessoas conhecem o que é brand design, uma parte que também é importante no processo de criação de uma marca. O INSPI traz profissionais do design e especialistas para explicar como é esse trabalho e como atuar nesse mercado.
O que é brand design?
O branding é o processo que envolve a construção de uma marca como um todo, já o brand design é o processo de construção do design da marca, ou seja, é a “cara” de uma marca, a representação simbólica daquilo que está sendo construído. Dentro do brand design é definido naming, narrativa gráfica, estética, tipografia, cores, entre outras representações gráficas da marca.
Para Paulo Baptista, Coordenador do Grupo de Pesquisa de Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR, “a marca é algo que o consumidor armazena em sua memória, armazena a partir de suas experiências com ela, que pode advir do uso dos produtos, de comerciais, do boca a boca positivo, mas a própria interação com os elementos visuais de marca de alguma forma também contribuem para gerar associações e memórias. Elementos como as curvas, as cores ou a lembrança de algum personagem, tudo isso de alguma forma acaba sendo interpretado e gerando associações mentais que vão contribuir para que o consumidor gere interpretações do que a marca significa. ”
O trabalho de Guilherme Vissotto
Guilherme Vissotto é designer gráfico especialista em logos e identidades visuais, ele já participou de mais de 100 projetos em 14 países diferentes transformando a “cara” de diversas empresas.
Guilherme é de Petrópolis e começou a gostar de arte por influência de sua mãe, que é pintora e artesã. “O que seria uma marca sem uma identidade visual? Como seria a Coca-Cola sem o vermelho e as letras fluídas? Como seria a Starbucks sem a sereia? É aqui que eu entro. Meu trabalho é criar a “cara” da empresa, escolher as cores, tipografias, formas, símbolos, tudo o que a torna única”, explica Vissotto em seu site. Ele também conta que utiliza mapas mentais com associações para criar o logo, algo que facilita a memorização da marca por parte dos consumidores.
Para quem ficou curioso e quer conhecer o trabalho de Guilherme, basta segui-lo no Instagram. Em seu perfil, Vissotto compartilha cada um de seus projetos incríveis e conta como ele criou o logotipo e a identidade de uma marca para ela ser única.
O trabalho de Nathalia Fassina
Nathalia é designer gráfica de Campinas que atualmente trabalha como designer e estrategista de marca. Fassina ganhou ainda mais relevância quando criou o perfil Semeia e Cria no Instagram, onde ela compartilha reflexões sobre viver, criar e empreender com propósito.
Em suas publicações na rede social a brand designer explica que as marcas são feitas de pessoas e que as pessoas podem sim mudar o mundo, reforçando sempre que através de negócios guiados por propósitos genuínos é possível gerar impacto positivo para a economia e para a sociedade. “Minha missão é ajudar marcas a trilhar esse caminho de transformação, definindo e expressando sua identidade para o mundo e para seus clientes”, reforça Nathalia.
Fassina defende que “o valor de uma marca não está relacionado simplesmente ao preço, mas de toda a percepção e os significados que as pessoas e o mercado relacionam a ela”. Paulo Baptista, também reforça que “os elementos visuais de marca sozinhos certamente não vão conseguir constituir toda a identidade e não serão responsáveis por todas as associações de marca, mas os elementos visuais vão ajudar a reforçar determinadas características de identidade que a marca deseja comunicar, uma delas pode ser a personalidade”.
Esperamos que este texto tenha te mostrado um novo mundo em que os designers podem atuar, pois há um mercado promissor para a área de brand design.
Foto de capa: VadimVasenin/Depositphotos.com Fontes: Escola Casa, Vissotto Studio