A Nestlé anunciou nas redes sociais as novas embalagens de produtos como Ninho, Leite Moça e Nescau. À primeira vista, porém, os rótulos pareciam idênticos, deixando muita gente sem perceber qualquer mudança. O que soava como um desafio de encontrar diferenças acabou revelando uma importante iniciativa de inclusão.
Para pessoas cegas, com baixa visão ou não alfabetizadas, ler informações nutricionais, organizar a despensa ou escolher um ingrediente pode ser uma tarefa difícil, que exige adaptação ou até dependência. Para mudar esse cenário, a Nestlé, em parceria com a startup AliaInclui – aplicativo que lê informações de rótulos em voz alta – tornou 1.200 rótulos mais acessíveis, permitindo que milhões de brasileiros ouçam as informações por meio de uma leitura automatizada.
A mudança nas embalagens, que muitos não notaram, foi pensada para ser percebida por cerca de 17 milhões de pessoas que enfrentam alguma impossibilidade de leitura, e que poderão ter mais autonomia, inclusão e liberdade em suas rotinas.
A campanha “Rótulos que Falam” começou com mistério nas redes sociais, quando marcas como Ninho, Leite Moça, KitKat e Nescau anunciaram mudanças nas embalagens sem explicar o que havia de novo. Influenciadores entraram na conversa dizendo que não conseguiam perceber diferença alguma, criando curiosidade e engajamento.
Até que a revelação veio por meio de influenciadores com deficiência visual, que mostraram a real novidade: embalagens compatíveis com o app AliaInclui. A campanha também ganhou um site com informações sobre o projeto e um convite para que outras empresas participem do movimento.
Veja também: Gracyanne lança sua própria marca de ovos em parceria com o Canva
Além das ações digitais, a iniciativa apareceu no Masterchef, onde Regiane Silva, colaboradora da Nestlé e cega, mostrou como o aplicativo funciona no dia a dia. A estratégia ainda inclui um filme com relatos de pessoas com deficiência visual, idosos e não alfabetizadas usando a ferramenta, reforçando como a mudança, quase invisível, transforma a rotina de milhões de brasileiros.
“Quando aliamos criatividade a causas de impacto, damos um significado maior ao nosso trabalho e fortalecemos o poder de transformação em nossas ações. O projeto Rótulos que Falam traduz o que acreditamos ser o papel mais potente do marketing: atuar como conector entre propósito e prática, traduzindo uma entrega funcional em um movimento cultural.”, comentou Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil, agência que desenvolveu a campanha.
Confira o filme da campanha “Rótulos que Falam”: