Novo projeto da Adobe promete ferramenta que transforma rascunhos em ilustrações digitais

O mais recente projeto de pesquisa de inteligência artificial da Adobe promete fazer algo incrível: transformar um rascunho de desenho a lápis 2D em ilustrações digitais. O projeto promete melhorar programas como o Illustrator e o Photoshop. Vem saber mais!

Conheça os Sneaks da Adobe

Os Sneaks da Adobe são demonstrações de pesquisa e desenvolvimento que alavancam a tecnologia de inteligência artificial da empresa para criar novas maneiras experimentais de manipular imagens e vídeos. Os Sneaks são polidos para que em seguida sejam disponibilizados como produtos.

O mais recente Sneak da Adobe é o Projeto Sunshine, o software promete analisar automaticamente um esboço em preto e branco, em seguida transformá-lo em uma imagem vetorial grande o suficiente para usar em um outdoor. Continue a leitura para entender melhor.

Projeto Sunshine

O Projeto Sunshine não é apenas uma inteligência artificial que transforma rascunhos em ilustrações digitais, mas um produto que oferece uma gama de possibilidades para ilustradores e designers. A IA sabe exatamente o que está fazendo e sugere cores que fazem sentido para quem está criando. Ela sabe, por exemplo, que todos os dentes do monstro devem ter a mesma cor, ou sabe que ao colorir objetos sólidos com mais de uma cor, essas cores precisam ser semelhantes.

A IA do Projeto Sunshine possui um sistema a partir de uma IA que um assistente de fala usaria. Isso significa que ela pode rotular e organizar elementos quase como se fossem palavras e a partir daí, pinta os elementos por número.

Além de pintar os desenhos, o software também adiciona sombras com um simples dial onde você define o ângulo da fonte de luz, o efeito transforma o desenho 2D em uma imagem mais rica, com profundidade e semelhante a histórias em quadrinhos.

Com certeza muitos artistas vão se beneficiar desse projeto, caso ele seja transformado em um produto da Adobe, mas os criadores de histórias em quadrinhos serão os que mais vão aproveitar a novidade, pois poderão economizar horas no processo de redesenhar qualquer coisa em vetor.

Fontes: Fast Company, B9

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.