Chuveiro e criatividade: por que boas ideias nascem no banho?

Chuveiro e criatividade: por que boas ideias nascem no banho?

Chuveiro e criatividade por que boas ideias nascem no banho

Com certeza você já teve boas ideias enquanto estava no banho e se perguntou por que esse fato aconteceu. Uma pesquisa publicada na revista Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, da Associação Americana de Psicologia, explica o que o banho pode causar em nossa mente. Vem saber tudo!

Por que isso acontece?

Segundo os pesquisadores, o efeito acontece quando nos engajamos em algo que não demanda muito da nossa cognição, como caminhar, ouvir música, lavar louça e tomar banho. Ao fazer uma tarefa de forma despretensiosa e deixar nossa mente vagar livremente, mas não tão livre ao ponto de ficar distraída, estamos mais propensos a pensar em algo inovador e criativo.

Como a pesquisa foi feita

Para entender melhor o que acontece com o cérebro enquanto tomamos banho, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos. O objetivo era pensar e apresentar usos alternativos para um tijolo ou um clipe de papel, antes disso, cada grupo assistiu a um vídeo diferente, o primeiro viu um vídeo monótono e o segundo viu uma cena de um filme de comédia romântica, a ideia é que os filmes desempenhassem o mesmo papel do banho, por serem comuns.

Após os vídeos, os participantes listaram usos alternativos para os objetos e relataram o quanto sua mente divagou durante as cenas. Os pesquisadores descobriram aquilo que já suspeitavam, a divagação levou a um maior número de ideias, mas só quando os participantes assistiram ao trecho do filme, o que não aconteceu com o vídeo monótono.

Outras formas de fazer sua mente divagar

Créditos: Peus/Depositphotos.com

Quando você está empacado em um problema, você não o deixará de lado e irá fazer algo chato, mas algo que te deixa ocupado, como tomar um banho, algo que seja moderadamente envolvente. Não é indicado tomar vários banhos para deixar as ideias fluírem, mas há outras atividades que se assemelham a isso, como caminhar, limpar a casa, dar uma volta de carro, exercitar-se ou fazer alguma atividade artesanal.

Então agora você já sabe: tomar banho, assim como beber cerveja, pode realmente te ajudar e ser mais criativo e a pensar em outras soluções para seu problema.

Foto de capa: AsierRomeroCarballo/Depositphotos.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.