INSPI

5 logos famosos que surgiram de um esboço de guardanapo

Você já parou para imaginar como alguns dos logotipos mais famosos foram criados? Nem todos surgiram de uma ideia elaborada, mas de um simples momento de criatividade e inspiração, que na falta de um lápis e um papel adequado, um guardanapo serviu para a criação. Confira a seguir alguns logos famosos que surgiram de um esboço de guardanapo.

1 – Canadian National Railway (1960)

O logo da Canadian National Railway (CN), uma companhia ferroviária operada pela maior companhia ferroviária do Canadá, foi criada por Allan Fleming durante um voo para Nova York. Ele usou um guardanapo e sua imaginação para criar um logo intemporal. Antes de sua morte, o designer gráfico disse que o logo duraria pelo menos 50 anos e que não iria precisar de nenhuma revisão. O logo já possui 57 anos!

2 – Chupa Chups (1969)

Talvez você não saiba, mas o logo de um dos pirulitos mais famosos foi criado pelo artista surrealista Salvador Dalí. Em 1969 o fundador Enric Bernat contratou Dalí para ajudar na mudança de nome da marca. Depois de passar horas rabiscando, o resultado tornou-se tão reconhecível quanto seus relógios derretidos. Dalí incorporou o nome Chupa Chups em um formato de margarida de cores vivas. O logotipo passou por algumas revisões e o usado atualmente foi criado pela Landor Associates em 1988.

3 – Citibank (1998)

Em 1998, Paula Scher criou o logo do Citibank, empresa de serviços financeiros, em um guardanapo enquanto acontecia uma reunião entre sua equipe e os funcionários do Citibank. Hoje o esboço é conhecido como o guardanapo de 1,5 milhão de dólares.

4 – Virgin (1979)

O primeiro logotipo da Virgin, empresa de serviços financeiros, foi desenhado pelo artista inglês Roger Dean mostrava duas garotas nuas sentadas em um dragão entrelaçado em torno de uma árvore. Em 1977, a empresa decidiu que precisavam de um novo logotipo que ia para outra direção. Richard Branson chamou um jovem designer que ainda não tem nome, portanto ninguém sabe quem foi o responsável por esse trabalho incrível. Richard conta que em um momento de discussão o designer rabiscou o logo no guardanapo e logo ele se apaixonou pela energia e simplicidade da marca, após pequenas revisões, o logo é usado até hoje.

5 – I Love NY (1975)

Com certeza você já deve ter visto algum produto que contém o logo I Love NY. Ele foi criado nos anos 70, devido o péssimo estado da cidade naquela época, por conta disso o turismo no local não existia. Foi então criada a campanha “I Love New York”, mas ainda não tinha um logotipo, em seguida o designer Milton Glaser foi chamado, ele se sentou em reunião com a empresa de publicidade contratada e rabiscou o logotipo em um guardanapo, pessoas dizem que foi em um envelope. Anos depois esse logo se tornou um ícone cultural global e usado por outras cidades.

É incrível descobrir como nascem as ideias e que ao mesmo tempo que parece simples, é necessário muita referência e bagagem para conseguir criar logos que marquem o tempo.

Foto de Capa: Frimufilms/Depositphotos.com Fonte: Looka.com

Sair da versão mobile