INSPI

Dicas valiosas para se destacar como designer ilustrador

Foto: VitalikRadko/Depositphotos.com

Apesar da Inteligência Artificial estar ganhando destaque no mercado criativo, um profissional que continua em alta e muito procurado pelos mais diversos setores é o ilustrador, pois não adianta apenas o artista ser habilidoso, ele deve ter sua própria identidade como ilustrador, isso é o que vai torná-lo inconfundível e requisitado. A seguir confira algumas dicas de como se destacar como designer nesta profissão.

1 – Desenvolva um estilo conhecido

Há diversos ilustradores espalhados pelo mundo, mas nenhum deles possuem o mesmo estilo, cada um tem um estilo único e reconhecível. Se seu trabalho for fácil de identificar, sem que as pessoas precisem verificar os créditos, pode ter certeza de que os trabalhos vão surgir. Comece estudando os mais variados estilos de arte, em seguida experimente diferentes técnicas, mídias e assuntos, não foque no que as pessoas gostam, mas no que você gosta, inclua suas paixões e elementos da sua vida.

2 – Seja adaptável

Apesar de ter um estilo único seja uma forma de você ganhar espaço no mercado, ser adaptável é uma incrível habilidade para o ilustrador. Se você se mostrar ser um artista flexível e adaptável, o cliente vai saber que você será capaz de entregar qualquer projeto que ele necessita. Ser um camaleão criativo é importante.

3 – Vá em busca dos seus clientes

É claro que o cenário de que os clientes vão até você e disputam uma vaga como seu cliente é desejado por todos, mas nem sempre isso acontece. Muitas vezes você obtém resultados melhores procurando clientes em potencial e indo até eles. Atualize constantemente seu portfólio e publique em suas mídias sociais, muitas pessoas podem estar procurando um ilustrador, mas não sabem exatamente onde encontrar um.

4 – Compartilhe suas habilidades e conhecimentos

Crédito:  Photobyphotoboy/Depositphotos.com

Esqueça a crença de que se você ensinar os outros, eles poderão roubar o seu lugar, a verdade é que você é único e a possibilidade disso acontecer é baixa. Compartilhar suas habilidades pode até se tornar uma fonte de renda, você pode vender cursos em plataformas online, participar de desafios de desenhos, dar palestras e workshops, isso vai ajudar a manter seu nome relevante no mercado.

5 – Comece um projeto paralelo

Um projeto paralelo pode te ajudar a divulgar seu trabalho, crie ilustrações pessoais e diversas, publique em seu próprio site. A parte interessante do projeto paralelo é que nele você pode transmitir toda sua originalidade, sem a necessidade de seguir as regras do cliente.

6 – Conheça a si mesmo

Essa deveria ser a dica número um, isso porque se você não conhece a si mesmo ou tenta copiar os outros, você está jogando seus pontos fortes fora. É importante não tentar ser algo que você não é, abrace a sua estranheza e seja fiel a seu próprio estilo, sem se preocupar com tendências ou com o que as pessoas vão gostar.

Esperamos que essas dicas te ajudem a conquistar clientes e ganhar espaço como ilustrador, o mundo sempre precisa de mais um.

Fonte: Creative Boom

Sair da versão mobile