Você já deve ter se deparado com as animações de Rich Webber pela internet, o criativo e diretor já trabalha com animação há mais de 25 anos, faz produções para as principais empresas do segmento e é considerado referência na área. Conheça melhor o artista a seguir!
Sobre o artista
Rich é vencedor do Prêmio Multi Bafta e foi responsável pelo boom criativo que aconteceu nas animações da Aardman Animations, empresa responsável pelo filme “A Fuga das Galinhas”. O artista foi um dos primeiros a obter sucesso usando massinha de modelar e stop motion tradicional, além de usar em conjunto 2D e CGI. Ao ser questionado em uma entrevista para a Revista Skwigly se pretende experimentar outras inovações digitais, o artista ressaltou que possui formação em animação 2D e que se sente mais confortável com a plasticina, que considera realmente tátil e emocionante de se trabalhar.
Principais trabalhos
O artista trabalha há mais de 25 anos para empresas como Aardman Animations, Nickelodeon, Warner Brothers e Cartoon Network. Além disso, produz comerciais e outros projetos que envolvem stop motion. A seguir apresentamos alguns dos principais trabalhos do criativo.
Purple and Brown
Purple and Brown é uma série infanto-juvenil que foi lançada em 2006 pela Nickelodeon. A produção é toda feita em massinha de modelar e acompanha duas criaturas cômicas que vivem em um mundo maluco. Rich contou em entrevista que criou os personagens para um show completamente diferente, ele então fez uma pequena peça com eles que foi vista por Howard Litton na Nickelodeon, que então resolveu encomendar duas séries.
Shaun the Sheep
Você deve conhecer a animação que acompanha o carneiro Shaun, que é extremamente inteligente e bastante criativo que vive em uma pequena fazenda. Webber dirigiu os episódios da série infantil e dá voz a um dos personagens, alguns EPs estão disponíveis na Netflix.
Creature Comforts
Saindo do universo infantil, Rich dirigiu Creature Comfort, uma franquia de mockumentary de comédia em stop motion para adultos, originária de um curta-metragem de humor-britânico de 1989 com o mesmo nome que ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação no mesmo ano.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre esse artista que continua mostrando que técnicas antigas ainda têm seu charme e disputam espaço com novas tecnologias.