Dark Mode Light Mode
Dark Mode Light Mode

Ilustrador faz sucesso na internet com tirinhas sobre o cotidiano

Créditos: As Crônicas de Wesley/Instagram

Em 2013, o jovem Wesley Mercês, na época com 16 anos, decidiu unir as duas paixões: criar e escrever. Surgiu então no Instagram o perfil As Crônicas de Wesley, com tirinhas de webcomics postadas periodicamente, e que rapidamente fizeram sucesso entre o público. Mas, o que havia de especial em seus desenhos? O jovem baiano, que ainda pensava em qual curso prestar no vestibular, usava um senso de humor cotidiano para falar de situações comuns para muitas pessoas. 

Em uma determinada tirinha, um casal de namorados comenta sobre o quanto a pizza fica mais saborosa na manhã seguinte ao dia em que pediram. A dupla decide, então, fazer um teste e esperar uma semana para ver se fica ainda melhor. É claro que a experiência não dá certo e eles não passam nada bem.

Em outra, Wesley homenageia o saudoso Ziraldo, criador de personagens icônicos como o Menino Maluquinho e inspiração para muitos brasileiros, mas que, infelizmente nos deixou em abril de 2024. 

Foi com esse perfil descontraído que o ilustrador chegou aonde está, com milhares de seguidores nas redes sociais, cinco livros publicados e um sexto a caminho, cujo título não poderia ser mais divertido: “O apocalipse das capivaras”.

Wesley também é o ilustrador à frente do perfil Sandubinha do Bem, que desde 2022 engaja os mais variados perfis de usuários do Instagram com um senso de humor ingênuo e, ao mesmo tempo, divertido.

A “Sandubolândia”, como ele próprio define, é uma das suas frentes de trabalho e tem rendido projetos de Branded Content com diversas marcas. Mas a essência se mantém a mesma: entretenimento“O motivo é diversão pura e simples. O propósito é sempre causar uma risada em quem lê. Em alguns casos, trazemos informação também de tabela. Mas o espaço nasceu para entreter o público”, destaca o artista. 

Desde muito jovem, Wesley sempre se aventurou em duas frentes: a criatividade com empreendedorismo. “Os projetos foram acontecendo com naturalidade e tive a sorte de encontrar bons parceiros de trabalho em minha jornada”, afirma. 

Logo após ingressar em Design Gráfico pela UFBA, em Salvador (BA), ele passou a se dedicar ao trabalho como ilustrador e designer gráfico. “Pouco tempo depois de iniciar as Crônicas de Wesley, fui convidado pela HBO Max para desenvolver algumas tirinhas e, logo depois, tive a oportunidade de trabalhar com a Warner e com a TNT Sports, criando tirinhas para os dias de jogos da Liga dos Campeões”, relembra.

Atualmente, a “Sandubolândia” atrai um público diversificado, com uma distribuição equilibrada entre homens e mulheres. A faixa etária predominante vai de 18 a 44 anos, com a maioria concentrada entre 25 e 34 anos. Em sua maioria, trata-se de um público adulto que busca entretenimento e diversão em momentos de lazer.