Modo escuro Modo claro

A vida adulta realmente acabou com sua criatividade?

A vida adulta realmente acabou com sua criatividade? A vida adulta realmente acabou com sua criatividade?
Crédito: IgorVetushko/Depositphotos.com

Já vimos diversas pesquisas que comprovam que somos mais criativos quando crianças, mas o que exatamente acontece quando viramos adultos que afeta a nossa criatividade? Continue a leitura para descobrir!

A falta de tempo para as coisas

Quanto tempo te sobra depois do trabalho? Pode até te sobrar algum tempo, mas ele será usado para fazer tarefas da casa, como lavar louça ou roupa. Você provavelmente tem grandes ambições criativas como escrever um livro, fazer vídeos, desenhar, mas a vida adulta tomou o seu bem mais precioso, o respiro que só o tempo pode proporcionar para a criatividade. O escritor Stephen King, por exemplo, caminha todos os dias em torno de 6km só para refletir, depois ele se senta e escreve por duas a três horas, relê, edita e ajusta o que fez antes. Se você está preocupado com o relógio ou que daqui algum tempo você deverá estar em outro lugar, isso te impede de experimentar a liberdade, que é o combustível para a criatividade.

As mulheres sofrem mais ainda

A sociedade sempre viu as mulheres como donas do lar, por isso, se dar ao luxo de ter tempo para criar algo quando você é mulher é ainda mais difícil. Enquanto os homens podem aproveitar seus escritórios, seus estúdios e seus santuários criativos, as mulheres têm que se contentar com 20 minutos que sobram entre o horário que o filho dormiu até a hora que ela irá descansar, muitas se sentem culpadas por dedicarem mais tempo para sua criatividade.

A IA veio para ajudar?

Crédito: AntonMatyukha/Depositphotos.com

Como você pode se dar o direito de sentar e escrever ou desenhar se atualmente temos inteligências artificiais que podem fazer isso por você em um curto período de tempo? O medo que os criativos têm da inteligência artificial não é sobre roubarem seu trabalho, mas sobre roubarem seu processo criativo, algo que eles realmente gostam. Se a todo momento você precisa usar uma ferramenta para “economizar tempo”, onde está a graça de pesquisar, experimentar, acumular e fazer um brainstorming?

A verdade é que para sermos criativos precisamos exercitar o nosso lado contemplativo, investir em uma rotina criativa. Isso parece impossível para quem precisa trabalhar e cuidar dos filhos, né? O que podemos fazer é incluir nossos hábitos criativos em meio a rotina, sem eliminar processos para economizar tempo para não perdermos nossa essência.

Fonte: Puxadinho do Luri

< Anterior

Monitor AOC Gaming está muito barato! Será que vale a pena?

Próximo >

Por que "tornar-se digital" ajudará o meio ambiente ao nosso redor?