Recentemente os NFTs ganharam espaço na internet, eles movimentaram R$128,1 bilhões em 2021 e prometem estar mais presentes ainda em 2022. Alguns famosos adquiriram NFTs que logo ficaram conhecidos nas redes sociais e atraíram diversas pessoas para esse novo universo. Continue a leitura para entender melhor sobre esse assunto e conhecer os artistas que conquistaram as celebridades.
O que é NFT?
O NFT é um item não fungível, representado por um token e são uma forma de demonstrar propriedade sobre um ativo digital ou um ativo do mundo real representado por um token. Ao contrário do que todos pensam, os NFTs não são apenas artes, apesar de sua estética chamar a atenção de muitas pessoas, os NFTs podem ser uma imagem, um áudio, um vídeo ou um ingresso para show, por exemplo. As pessoas não compram NFTs apenas para investimento, mas sim para fazer parte de uma comunidade ou para colecionar.
Os NFTs de Gianpiero D’Alessandro
O artista e ex-designer da Drew House, marca de moda fundada por Justin Bieber, e seu amigo e empresário Pasquale D’Avino, entraram no metaverso há pouco tempo com o projeto NFT InBetweeners. Os dois juntaram as habilidades artísticas e empreendedoras nesse projeto que gerou 20 milhões de dólares em receitas em apenas um mês.
O InBetweeners é uma marca real que dá nome a todo o projeto e à comunidade. A coleção possui 10.777 NFTs com ursinhos de pelúcia exclusivos, que atraíram a atenção de celebridades, entre elas Tom Holland e J. Balvin, além do próprio Justin Bieber que usa um NFT InBetweeners como foto de perfil do seu Instagram. O artista também já conta com importantes colaborações com artistas renomados e marcas internacionais como Cristiano Ronaldo, Snoop Dogg e Netflix.
O Bored Ape Yacht Club
O Bored Ape Yacht Club foi lançado em 2021 por uma equipe de quatro desenvolvedores pseudônimos: Gargamel, Gordon Goner, Emperor Tomato Ketchup e No Sass. O BAYC atua como avatares e ingressos para um clube social online e em apenas 12 horas os 10.000 macacos que possuem diferentes “propriedades”, vários tipos de pele, expressões faciais, roupas, acessórios e muito mais foram vendidos.
O que tornou o BAYC uma coleção valiosa e conhecida foi o envolvimento de influenciadores e celebridades, como Neymar, Jimmy Fallon, Steph Curry, Justin Bieber e Eminem, além da força da comunidade e utilidade para os membros. Quando pessoas famosas possuem um NFT, isso faz com que outros também queiram possuir um. O clube oferece brindes para os compradores, além de realizar festas e encontros para a comunidade, o que dá aos proprietários muito mais benefícios que apenas possuir um dos macacos.
A comunidade está lentamento se expandido e se tornando uma marca “offchain”, que existe fora do blockchain. A Adidas, por exemplo, comprou um NFT da coleção que agora cuida da sua página do Twitter.
O INSPI conversou com Inae Cristyna Santos, empresária brasileira que comprou um NFT de Gianpiero D’Alessandro, e ela contou um pouco mais sobre sua compra e esse novo universo.
INSPI: Como você conheceu esse artista? O que te chamou a atenção nos NFTs?
Inae Cristyna: O Gianpiero é um dos artistas que faz o design da marca Drew, marca do Justin Bieber, que eu sou fã. Conheci através do Justin Bieber e o que me chamou a atenção foi a forma da arte dele, uma mistura de desenhos fofos, com ursinhos misturados com street e grafite.
INSPI: Por que você comprou um NFT?
Inae Cristyna: Comprei um urso da coleção InBetweeners porque o Justin Bieber era o “embaixador”, se mostrou envolvido com o projeto desde o início então imaginei que teria muita visibilidade de forma orgânica, o que de fato aconteceu. Então por motivos financeiros comprei com o intuito de vender quando se valorizar, porém como sou fã do Justin Bieber pretendo manter o NFT comigo, caso eu possa usá-lo para alguma utilidade relacionada a ele em algum show presencial ou até no metaverso.
INSPI: Qual foi o NFT comprado e qual foi o valor pago?
Inae Cristyna: Comprei o urso #10263 por 0,66 ETH (Etherium). Valor em ETH 2.498 no dia. Convertido em real seria R$14.239.
INSPI: Qual sua dica para quem quer começar a explorar o universo dos NFTs?
Inae Cristyna: Estudar sobre o assunto, entender o que cada coleção e NFT pode oferecer antes de comprar, entender qual é sua intenção com esse NFT. Tem pessoas que compram para vender logo em seguida como trade por exemplo, e pessoas que compram para vender a longo prazo, após o NFT valorizar, ou pessoas que compram apenas para ter aquela arte e se beneficiar das utilidades dela. Grandes empresas estão entrando nesse mundo e é um bom momento para conseguir oportunidades de trabalho na área tecnológica, de games, conseguir visibilidade se for artista e por aí vai.
A partir da entrevista da Inae podemos entender melhor o papel das celebridades nesse processo de compra, venda e valorização dos NFTs. É nítido a importância dessas pessoas para o surgimento de novas tendências.
Fontes: Forbes, Forbes Itália, RAP Mais.