Muito tem se falado sobre os efeitos das mídias sociais no psicológico, pois o excesso de trabalho e a superexposição às mídias sociais podem afetar o cérebro. A seguir vamos trazer um resumo do conteúdo divulgado pela Hootsuite e mostrar como trabalhar com redes sociais pode afetar sua saúde mental.
O efeito viciante das redes sociais
Passar muitas horas nas redes sociais é muito comum, pois elas foram projetadas para serem viciantes e reforçar nossas necessidades biológicas de nos conectarmos com os outros e nos sentirmos válidos. Enquanto você está online, seu cérebro ativa o sistema de recompensa através da liberação de dopamina, mas apesar de inicialmente esse resultado ser benéfico para sua saúde, já que essa sensação pode ser positiva, ela também traz malefícios, pois você pode desenvolver a dependência das mídias sociais para se sentir feliz, devido à forma como ela ativa o sistema de recompensa do cérebro por meio dos feedbacks online e likes. Dessa forma, os gerentes de mídia social que estão sempre em busca de engajamento para seus clientes podem sofrer ainda mais com esse problema.
O medo de ficar de fora
A síndrome conhecida como FOMO, significa “fear of missing out” ou “medo de ficar de fora”, é uma síndrome que possui relação com o medo de ficar de fora do mundo da tecnologia, de não se desenvolver no mesmo ritmo que ela. Esse problema atinge com mais força as pessoas que trabalham com as redes sociais, pois elas sentem que devem estar todo o tempo atentas e ligadas no que está acontecendo.
Além disso, uma grande quantidade de pesquisas aponta para várias preocupações cognitivas e de saúde mental devido à superexposição às mídias sociais. Existem níveis mais altos de estresse psicológico e de depressão associados à exposição a notícias estressantes. Receber um fluxo de notícias negativas também pode levar à fadiga da compaixão e ao estresse traumático secundário.
Péssima qualidade do sono
O uso excessivo das redes sociais também pode resultar em má qualidade do sono. Durante o sono é quando o cérebro consolida as informações na memória e limpa as toxinas nocivas produzidas ao longo do dia e dá ao sistema nervoso simpático uma chance de relaxar, permitindo que você se sinta descansado e recarregado. Quando você não tem a chance de descansar, isso afeta diretamente sua saúde mental.
Sinais que você está próximo de um burnout
Já falamos várias vezes sobre burnout, e quem trabalha com mídias sociais também tem grandes chances de chegar ao esgotamento. A seguir confira alguns sinais que você pode estar próximo de uma exaustão.
- Fadiga e dificuldade em manter o foco e completar tarefas
- Não achar mais seu trabalho divertido ou gratificante
- Uma sensação de inadequação quando se trata de sua capacidade de realizar seu trabalho
- Ter dificuldade em acreditar que você agrega valor ao seu trabalho
- Sentir que você está assumindo mais do que pode lidar de forma realista
- Cinismo e dificuldade em regular suas emoções
- Afastar-se de pessoas ou afastá-las
- Negligenciar suas necessidades com frequência e reservar pouco tempo para si mesmo
- Perder seu senso de si mesmo e muitas vezes se avaliando criticamente
É importante que você conheça os riscos de trabalhar com redes sociais e também busque meios de encontrar o equilíbrio e estabelecer limites para ter uma vida saudável e principalmente, com saúde mental.
Foto de capa: VeronikaGorBO/Depositphotos.com