Você se considera uma pessoa distraída ou focada? Não se preocupe, pois não é só você que está perdendo sua capacidade de manter a atenção. As pessoas passam quase 47% do dia pensando em algo diferente do que estão fazendo, foi o que psicólogos da Universidade de Harvard descobriram.
Existem duas dimensões da sua atenção, uma delas é o quanto você é desafiado no que está fazendo e a outra é o quão engajado você está no que está fazendo, essas dimensões trabalham juntas para formar quatro estados de atenção. Saiba quais são e como melhorar sua produtividade com eles.
Atenção focada
A maior parte do seu dia você gasta com esse tipo de atenção, que vai e vem, e as pessoas tendem a ter ritmos previsíveis de atenção concentrada. A atenção focada está relacionada com a motivação, ativação, concentração, criatividade e satisfação, esse estado é o que chamamos de “prestando atenção”.
É muito difícil ter longos períodos de foco sustentado porque não temos recursos para manter isso. A maioria de nós tem o pico dessa atenção no final da manhã às 11h e outro no meio da tarde por volta das 15h.
Atenção rotineira
Créditos: ArturVerkhovetskiy/Depositphotos.com
A atenção rotineira é mecânica, pois normalmente você usa esse tipo de atenção quando faz algo envolvente, mas não desgastante mentalmente, por exemplo, jogar um jogo online que não exige muito pensamento analítico, fazer tarefas domésticas, entre outros.
Com o vício em produtividade que estamos vivendo atualmente, cometemos o equívoco de achar que esse tipo de atividade considerada irracional deve ser evitada, mas a atividade mecânica pode ser benéfica se você aprender a usá-la estrategicamente, pois ela funciona como uma espécie de combustível que reabastece seus recursos enquanto sua mente está levemente ocupada. A atenção rotineira geralmente tem picos por volta de 9h e continua até por volta das 14h.
Tédio
Já falamos aqui sobre a importância do tédio para a criatividade, mas com certeza você não sabia que o tédio também é um estado de atenção. Esse estado pode ajudar você a reabastecer seus recursos, pois não usa muitos deles, mas é natural seu estado emocional não ser muito positivo enquanto você está entediado, nesse caso, o indicado é fazer alguma atividade mecânica que ajuda a te deixar mais feliz. O tédio costuma atingir as pessoas logo após o almoço, por volta das 13h.
Frustração
A frustração, apesar de não parecer, ela também é um estado de atenção, e está presente quando nos deparamos com uma atividade difícil, quando não estamos progredindo e não conseguimos descobrir como seguir em frente. Esse estado consome muitos recursos e é desconfortável, mas têm pessoas que raramente ficam frustradas por muito tempo. Por ser um estado desagradável, a maioria de nós tenta evitá-lo ou deixá-lo. O lado bom é que a frustração não tem um pico natural.
Apesar de a produtividade ser importante, fazer pausas para reabastecer sua mente também é, por isso, todas as fases da atenção são importantes. Entender em qual estado você está e o que fazer para voltar a atenção focada é a chave para evitar distrações e esgotamento.
Foto de Capa: EamesBot/Depositphotos.com Fonte: Fast Company