Conheça os quatro tipos de criatividade

Conheça os quatro tipos de criatividade

Conheça os quatro tipos de criatividade

Pesquisadores da Harvard descobriram que a criatividade pode ser um dos fatores chave para o futuro do trabalho. Eles também revelaram que há quatro formas de ser criativo e cada um de nós usa uma delas.

Os estudiosos então desenvolveram uma tipologia que divide o pensamento criativo em quatro tipos: integração, divisão, reversão figura-fundo e pensamento distral. Confira a seguir o que é cada um deles e descubra qual das criatividades você tem.

Integração

O pensamento criativo de integração é capaz de mostrar que duas coisas que parecem diferentes são iguais. O matemático Isaac Newton, era um gênio da integração, e foi assim que ele teve a ideia que o deixou ainda mais famoso. Ao olhar para a maçã no chão e para a lua, ele se perguntou se a força que atraía a maçã para o chão era a mesma que a mantinha a lua em órbita e dessa forma ele deu origem à sua lei do inverso do quadrado.

A integração está no centro da descoberta científica, mas também está presente no universo corporativo. Quando uma empresa como a Apple resolve unir câmera, telefone e música em um só lugar porque eles podem transmitir os dados da mesma forma, isso é um pensamento de integração.

Divisão

É a forma de ver como as coisas que parecem iguais são realmente diferentes ou divididas em partes de maneira mais útil. Mais uma vez a ciência está cheia de exemplos de pensamento criativo dividido. A tabela periódica dos elementos divide terra, ar, fogo e água em 118 partes. Os avanços médicos resultam regularmente da separação do que se pensava ser uma única doença em várias, cada uma das quais pode ser tratada com mais precisão.

Uma das principais criações do pensamento criativo dividido é a linha de montagem, que desde a Revolução Industrial mudou o processo de fabricação. Hoje em dia podemos ver esse tipo de criatividade em alguns produtos, que são divididos em várias linhas para finalidades distintas, por exemplo.

Reversão figura-fundo

Créditos: IgorVetushko/Depositphotos.com

O pensamento reversão figura-fundo diz respeito ao fato de perceber que o que é crucial não está em primeiro plano, mas em segundo plano. Essa criatividade é sobre nossa capacidade de mudar o foco do primeiro plano para algo mais profundo para produzir uma visão radicalmente diferente.

Esse tipo de pensamento criativo nos ajudou a pisar pela primeira vez na lua, por exemplo. O pensamento criativo reversão figura-fundo é muito presente em empresas inovadoras, principalmente em startups, que conseguem “pivotar”, ou seja, mudar de rota rapidamente ao observar uma necessidade ou o comportamento do consumidor.

A Slack, plataforma de mensagens, começou como um produto interno para ajudar a desenvolver um videogame, porém o negócio fracassou, mas a equipe resolveu mudar para o aplicativo de mensagens que se tornou um sucesso e foi vendido em 2021 por quase US$28 bilhões.

Pensamento distral

O pensamento distral é um dos pensamentos mais conhecidos, que envolve imaginar coisas muito diferentes do aqui e agora. Muitos gênios criativos foram caracterizados como alguém que vislumbrou um futuro radicalmente novo que nós não podíamos ver. Nikola Tesla, por exemplo, criava as invenções que imaginava em seu cérebro, suas criações foram nada mais nada menos que o rádio, a lâmpada de neon, a energia CA e a energia hidrelétrica.

Um ponto negativo que envolve esse tipo de criatividade, é que as pessoas que pensam assim estão tão à frente que muitas vezes o mercado ainda não está pronto para suas ideias. Essas pessoas são consideradas inovadoras, pois geralmente aceleram a maturidade do mercado, como foi o caso do PayPal, e ajudam a tornar realidade itens que até o momento eram apenas um sonho distante.

Ao identificar os quatro tipos de criatividade, o objetivo dos pesquisadores é ajudar as pessoas a entenderem qual dos pensamentos criativos é dominando nelas e como elas podem exercitar os outros tipos de criatividade. Se você lidera um time, por exemplo, saber qual é o pensamento criativo de cada colaborador pode ser o que faltava para a empresa obter sucesso.

Foto de Capa: Fidaolga/Depositphotos.com

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.