Como lidar melhor com as ideias reprovadas

Como lidar melhor com as ideias reprovadas

Como lidar melhor com as ideias reprovadas

Com certeza você já teve uma ideia que investiu muito tempo e energia para criá-la, mas no fim o cliente acabou reprovando. Todo profissional criativo já passou ou irá passar por esse momento temido pela maioria. A seguir trazemos algumas dicas que podem te ajudar a lidar melhor com as reprovações. Vem ler!

Recebi um “não”, e agora?

Ao receber um “não”, o primeiro sentimento é a frustração, pois além da energia e esforço, é comum que o criativo se empolgue com a ideia que criou. O site The Creative Independent, perguntou para vários artistas como eles lidam com o fracasso criativo e alguns desses conselhos podem te ajudar a lidar melhor com as ideias reprovadas. Confira a seguir.

Volte para sua especialidade

Pense em uma criança que está aprendendo a ler, você não pode dar a ela um livro complexo, pois ela irá se sentir frustrada rapidamente. Isso também ocorre com os adultos, por isso, após uma frustração ou uma negativa é importante procurar a sua zona de desenvolvimento proximal, que é basicamente uma área em sua própria cognição onde você é capaz de realizar uma tarefa de forma simples, já que possui experiência. Dessa forma, você trabalha pouco para conseguir bons resultados e sabe que no final a recompensa será satisfatória, o que vai te ajudar a recuperar sua motivação.

Confie em você, mesmo que não tenha certeza

Quando as pessoas veem o sucesso de alguém, elas imaginam que essa pessoa é perfeita e que nunca falhou, mas sabemos que isso não é verdade. Então o que resta para todos nós é tentarmos enxergar os fracassos que vieram antes daquele sucesso, só assim você se sentirá confiante para continuar tentando.

Quando tudo der errado, procure algo inspirador

Créditos: Y-Boychenko/Depositphotos.com

Quando você tem uma ideia reprovada ou se sente um fracasso, a melhor coisa a se fazer é procurar um podcast, uma aula ou palestra inspiradora, essas coisas evitam que você chegue ao fundo do poço e permaneça lá. Você pode sentir vergonha ao assistir esse tipo de conteúdo, mas ninguém precisa saber, veja sozinho e sinta a motivação voltando.

A seguir reunimos também algumas dicas dadas por executivos para lidar melhor com uma negativa:

– É preciso entender que um “não” nunca é sobre você, mas sobre seu trabalho;

Construa uma relação de confiança entre colegas, gestores e clientes, pois a transparência é fundamental para entender melhor sobre a negativa;

Se apaixone pela ideia, mas não se apegue a ela;

– Incorpore o ponto de vista do cliente para entender as ponderações dele.

Esperamos que essas dicas te ajudem a passar por uma negativa de uma forma mais leve e a entender como você pode alcançar a aprovação nos próximos trabalhos.

Foto de Capa: epic_pic/Depositphotos.com Fontes: Meio e Mensagem e Fast Company

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUCPR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e já atuou em agências de publicidade. É uma entusiasta da criatividade e de tudo que envolve o processo criativo.